O primeiro volume do esperado Evento Leviatã no especial Ano dos Vilões foi publicado pela Editora Panini no mês de agosto e nada melhor do que dar uma palhinha do que estar por vir.
Em uma noite qualquer na cidade de Gotham, todas as maiores organizações de operações de inteligência (ARGUS, D.O.E, Espiral e CADMUS) foram invadidas e destruídas por alguém que se intitulava como o Leviatã. Ao mesmo tempo, o Leviatã foi atrás da Amanda Waller e sequestrou o Clark Kent. Tudo para mostrar que ele (ou eles) podem derrubar qualquer um ou qualquer coisa.
Sem saber quem seria o vilão por trás de tal façanha, Batman junta uma super-equipe de detetives com a Lois Laine, Questão, Arqueiro Verde, Homem Borracha e Robin (Damian) para descobrir a identidade do mistério vilão.
O roteiro do Brian Michael Bendis leva o leitor, de forma leve e fluída, para este mundo de investigação e incertezas. Sua execução é muito bem feita, o que acaba trazendo dúvidas a como essa história terminará, já que o enredo conta apenas com duas partes.
Vale lembrar que a arte, que lembra muito a uma filmagem em seguimento, complementa bem o trabalho de Bendis. Porém, o único ponto negativo é durante a condução de uma luta. Infelizmente, a arte do Alex Maleev torna o combate contra um dos suspeitos totalmente confusa, não dando para entender o que exatamente está acontecendo e como o suspeito ganha o embate contra alguns personagens.
Evento Leviatã parte um é eficaz na sua proposta. Um bom quadrinho de investigação, que sabe conduzir o leitor na sua trama.