Muitos pensam “como seria bom se um herói como o Superman existisse”, mas será que seria mesmo? Com um ser tão poderoso, não poderia ser também um perigo? E é com essa premissa que vamos falar de Imperdoável volume 1, O Poder do Medo da editora Devir. A matéria não contém spoilers.
Somos introduzidos ao universo com o Plutaniano, o maior herói do planeta Terra, transtornado ou, como prefiro dizer, indiferente e sanguinário. Plutaniano, também conhecido como Tony, era o herói com semblante da paz. Aquele que você chamaria com toda a certeza de que ele salvaria o dia com sorriso no rosto e de que não há ninguém que possa chegar aos pés dele. Um herói no nível Superman e Shazam.
Como citado acima, a invencibilidade do antigo herói é comparável com os heróis conhecidos da DC Comics e isso não é atoa. O escritor Mark Waid foi o autor do premiado Reino do Amanhã e o ilustrador Peter Krause já participou das histórias do Shazam!. Trabalhar com um herói desses, já é algo do currículo dos artistas e aqui eles acertam mais uma vez.
A notícia corre a solta. Plutaniano enlouqueceu e todos os seres vivos devem tentar ao máximo se esconder dele. Se conseguirem.
O enredo nos mostra o antigo herói fazendo uma caçada a todos os seus ex-colegas de profissão, os integrantes do grupo Paradigma. Sem entendermos muito o por quê dessa caçada, um grupo dos heróis sobreviventes tentam encontrar algum meio de vencer Tony. Alguma fraqueza, medo ou motivo pelo qual ele tenha se revoltado contra a humanidade. O problema é que não tem como fugir dele e não há nada que possa ser dito para fazer com que o Plutaniano pare.
A história contrasta entre passado e presente. No passado, nós e os heróis sobreviventes tentamos descobrir onde foi que tudo deu errado e, no presente, já vemos a dizimação de milhares de vítimas. Imagina você ser um herói e ter que escolher apenas 10 pessoas para continuar vivendo, já que não dá pra salvar todo mundo? Esse peso a gente sente na pele neste primeiro volume e você só saberá o que de fato está ocorrendo, quando obter uma edição.
Imperdoável – O Poder do Medo é uma boa história fora da curva. Aqui podemos ver não somente o peso de ser um herói, como as probabilidades das consequências de “dar” muito poder na mão de um indivíduo. Será que existe ser humano perfeito? Ou estamos todos fadados a sermos falhos?