Connect with us

HQs

Resenha: “O dia de Julio”

Avatar

Published

on

O dia de Julio é a HQ do escritor Gilbert Hernandez que foi trazida ao Brasil pela editora Nemo.

A história começa em 1900 com nascimento de Julio, a pessoa que viveu por exatos 100 anos.

Julio e sua família latina vivem em um vilarejo nos Estados Unidos percorrendo pelos anos de história do país. É possível ver o preconceito cultural e as diferenças entre imigrantes e americanos na época.

A HQ começa nos mostrando todos os participantes dessa história. Mas se engane você achando que vai ter muitos nomes para lembrar, alguns personagens não tem nome. Eles são os chamados: Pai do Julio, mãe de Julio e marido de Sofia, o Chato.

Resultado de imagem para o dia de julio

Com traços bem marcados e característicos, nos esbarramos na vida complicada de Julio. Mesmo sendo uma história rápida de ler, ela não é tão leve quanto se pensa.

Os assuntos abordados de forma leve são na verdade pesados, criando uma camada substancial importante durante seus 100 anos de vida. Pode parecer denso, mas a fluidez é bem presente aqui. Dentre os assuntos abordados, cito os de maior impacto como: Racismo, xenofobia, pedofilia e homofobia.

O dia de Julio conta a história de uma vida. As perdas, os encontros e desencontros, o amor e a falta dele. Não há explicações que façam jus ao enredo, então sente-se e aprecie a vida de Julio.

Continue Reading
Comments