Connect with us

Livros

RESENHA: Precisava de Você um romance tocante do autor nacional Pedro Guerra

Graziele Fontes

Published

on

LOJA DC 4

“E a sua falta eu camuflava, e o porquê disso eu não sei…”

O livro Precisava de você é do autor nacional, Pedro Guerra, lançado pela editora Belas Letras. Quando o livro chegou em minha casa eu surtei, porque ele é lindo demais, todo ilustrado, que encanta qualquer pessoa apaixonada por livro, como eu. Quando se abre o livro e enquanto está lendo, você vai percebendo que os detalhes e ilustrações tem tudo a ver com a história. Ele é tão bonito que combina totalmente com o nome da editora… Mas não é só isso que me surpreendeu. Tem mais, muito mais para falar sobre esse livro.

Eu ainda estou sentindo uma ressaca literária gigantesca por causa desse livro. Precisava de você é um romance, mas que desde o início nos diz: esse romance vai dar errado, pois não vai ter um final feliz e, por incrível que pareça, pensar isso não me fez parar de ler, pelo contrário, me induziu a ler mais e mais e saber o que aconteceu de verdade, para ver se concordava com o final nada feliz.

Quem narra a história é a Lola Tavares, uma jovem adulta que, no instante que vê o Gabriel do outro lado da rua em um ponto de ônibus, se apaixona por ele de uma forma assustadora, mas que pode acontecer com qualquer pessoa. A sensibilidade com que ela narra sua paixão no instante que o vê, nos cativa e nos faz se apaixonar por ele também.

“Acho que a melhor maneira de se livrar de alguma coisa (neste caso, de alguém), é colocando para fora. E é isso que eu vou fazer. Eu vou te exorcizar de mim!”

Lola viu o garoto uma vez, mas não parou de pensar nele. Sem saber seu nome e consciente de que seria impossível encontrá-lo de novo, ainda assim, não consegue esquecê-lo. Sua imagem ficou gravada na memória. Ele era o cara perfeito!

Até que em uma festa, ela o conhece, descobre seu nome e há uma troca de olhares, mas ele está comprometido e, mesmo assim, ela não consegue se esquecer dele. Sem esperança de ter uma chance com Gabriel, Lola acaba por ter uma briga interna. Ela se obriga a se esquecer dele e, embora tenha arquitetado um plano para conseguir afastar Gabriel de seus pensamentos, nada dá certo e acaba o encontrando de novo, em uma loja e então tudo muda.

Ela e Gabriel se aproximam, o que me fez shippar muito os dois, confesso. O Gabriel é um personagem misterioso, que curte música boa e ainda por cima, ele toca. A gente não consegue descobrir o que se passa na cabeça dele e, como toda garota, adoro desvendar um mistério e por isso ele me cativou, não conseguia imaginar algo que pudesse estragar o relacionamento dele com a Lola, mas havia algo que pudesse estragar sim o relacionamento deles e se chamava Gabriel.

“Você deixou:
– Um espaço;
– Uma dor;
– Um Vazio;
– E uma nova partida”

Gabriel era o típico garoto badboy, que pegava todas as garotas e se aproveitava delas para conseguir o que queria. Sinceramente, ele partiu meu coração junto com o da Lola enquanto estava lendo o livro. Quantas pessoas não passaram por isso? Conheceram alguém que só queria se aproveitar e quando conseguiu o que queria, caiu fora?

“Porque todo mundo já teve – ou irá ter – um Gabriel Vegas na sua vida”

Mas no caso do Gabriel, algo diferente aconteceu entre ele e Lola, entretanto, o que ele começou a sentir por ela, não podia apagar a dor que causou a amada. Ela não poderia aceitar ser enganada daquele jeito. Uma aposta Gabriel? Isso é muito feito!

“Eu precisava de você, Gabriel.
Mas você não precisava de mim.
Taí outra diferença avassaladora entre nós”.

A história acontece em Porto Tempestade, no Sul, o que eu gostei muito, pois sou apaixonada pelo Sul, mas o que mais me chama a atenção, é a forma como Pedro Guerra terminou a história. A ideia toda conta os relatos da Lola Tavares e sua decepção amorosa. São anotações sobre Gabriel, como se apaixonou por ele e como finalmente conseguiu ficar livre dele. Lola deixou suas anotações (que não vou dizer onde) para que mais pessoas pudessem ler sua história e, quem sabe, se identificar, ou até mesmo se preservar de pessoas como Gabriel.

“FINALMENTE LIVRE DE VOCÊ, Lola Tavares”.

A história da Lola é incrivelmente tocante e muito real. Impossível não se identificar com ela. Impossível não se identificar com um pedaço da história dela. Eu ainda não consigo superar o fato de me sentir órfã depois por causa desse livro. A escrita de Pedro Gabriel é suave e tem uma sensibilidade com que é transmitido, pois cada sentimento de Lola é totalmente palpável. Há química entre os personagens, a amizade entre a Lola e o Sam, não pude deixar associar com a vida real, afinal, eu também tenho um Sam na minha vida.

Outro ponto que gosto muito na história, é a forma com que Lola conta a história dela com Gabriel. Ela o repreende, resmunga e diz o que sente através dos seus pensamentos, mas, em nenhum momento, Gabriel está presente. É como se ela tivesse mandando uma carta para ele, só que, na verdade, eram anotações que ela fez desde que o conheceu. Achei diferente e isso não prejudicou em nada a história, tornou-a ainda mais fascinante.

O que posso dizer é que essa é uma leitura que recomendo a todo mundo, não importa a sua idade. Precisava de Você é um livro para todas as idades!

Aproveite para ler também e, quem sabe, se identificar com a Lola ou com o Gabriel!

LOJA DC 4
Comments