Ao longo dos anos, diversas animações, televisivas e/ou cinematográficas marcaram a infância de muitos, com suas únicas e formidáveis histórias; lembrando que algumas dessas produções tiveram suas origens através do quadrinho, como é o caso dos personagens Tio Patinhas, Pato Donald, Professor Pardal e muitos outros habitantes da cidade de Patópolis, que ganharam vida através do incrível trabalho de Carl Barks.
Bom, para a sorte dos fãs desse admirável trabalho, a Editora Abril deu o pontapé inicial em 2017 no lançamento de Tio Patinhas e Pato Donald – Biblioteca Don Rosa, obra está que trouxe ao Brasil, em edições de luxo de formato capa dura, o material de Don Rosa à frente desses icônicos personagens. Infelizmente, mediante a diversos problemas enfrentados pela empresa a publicação foi cancelada em 2018, vindo a ser “resgatada” em 2019 pela Editora Panini, que lançou todas as edições, até seu encerramento no Volume 10.
Atenção: os parágrafos a seguir contêm spoilers.
Neste texto, iremos comentar sobre o último volume da coletânea, intitulado Tio Patinhas e Pato Donald: Uma Carta de Casa,que traz ao leitor mais aventuras da família Mac Patinhas através do trabalho dos artistas Don Rosa, Scott Rockwell, Nicole & Travis Seitler, Egmont, entre outros. É notório que quanto mais o leitor se aprofunda na narrativa, mais ele se vê envolto em questões que vão além da velha e boa aventura, visto que mostra um lado mais humano, principalmente de um dos protagonistas, o Tio Patinhas.
O interessante também está nas partes “Nos Bastidores” e “Os Arquivos Rosa”, uma vez que o leitor é apresentado a diversas informações extras da obra, como as belíssimas ilustrações e trechos da narrativa em seu idioma original, sem contar uma pequena, mas significativa surpresa nas últimas páginas da publicação.
Logo, mais que uma coletânea de aventuras, Tio Patinhas e Pato Donald: Uma Carta de Casa é uma grande leitura para fãs e novos leitores que adorarão conhecer um pouco mais desses icônicos personagens criados por Carl Barks e trabalhados por Don Rosa, através de formidáveis ilustrações e narrativas que contam com antigas e familiares figuras de Patópolis, sem contar participações para lá de especiais, seja do lado dos mocinhos ou dos vilões. Vale a pena conferir essa grande publicação!