Após um longo período ausente, Shang-Chi conquistou maior destaque no Universo Marvel como membro de certos grupos, como os Vingadores e até mesmo os novos agentes da Atlas. Entretanto, recentemente Gene Luen Yang e o artista Dike Ruan enviaram o herói para uma aventura solo em Shang-Chi #1, os quais mergulharam no passado de sua família.
Zheng Zu, pai de Shang-Chi, é um notável vilão que enganou a morte inúmeras vezes para desespero de seu filho. Todavia, nas páginas iniciais do primeiro e novo título dos quadrinhos do herói, temos uma inversão de valores quando o personagem surge, em um flashback, como uma luz heroica durante a Primitiva Dinastia Qing.
Zu e seu irmão mais novo, Zheng Yi, eram feiticeiros e guerreiros que criaram a Sociedade das Cinco Armas, assim como escolheram seus combatentes, os Guerreiros Mortais. Na sequência, o leitor vê que mesmo proibidos na China, o grupo defendeu a terra contra uma investida do dragão conhecido como Fin Fang Foom.

Apesar de tal cenário, o leitor não deve levar a narrativa em conta, uma vez que está sendo contada, no momento presente, pelo Irmão Staff para seus seguidores na moderna Sociedade das Cinco Armas. O personagem pode simplesmente estar exagerando, para transparecer um lado bom para Zheng Zu, enquanto Shang-Chi fica com a parte sombria da narrativa.
Mas antes que a história fosse prosseguida, surge a Irmã Hammer, que desafia o Irmão Staff pelo controle da Sociedade, o qual ganhou facilmente dele. Ainda que tenha ganhado, ela não foi nomeada como líder do grupo, uma vez que o próprio santuário nomeou Shang-Chi como o novo mestre.
Mesmo assim, Irmã Hammer exigiu que os seguidores jurassem lealdade a ela antes de enviá-los para eliminar seu irmão remanescente.

Em contrapartida, Shang-Chi construiu uma nova vida “comum” para si em São Francisco, conseguindo até um trabalho na Padaria da Vovó Wang, onde se mostra muito popular entre os clientes, além de estar apaixonado por Dalila, neta da vovó Wang. Embora o sentimento seja mútuo, a ocorrência do relacionamento é desencorajada devido à reputação da família do herói.
Pouco depois, Shang-Chi se encontra com sua antiga aliada Leiko Wu, que o avisa sobre as ameaças de morte direcionadas a ele, até que o diálogo é interrompido por um ataque inimigo, o qual também é atrapalhado pela chegada do Irmão Sabre e da Irmã Dagger, ambos meio-irmãos de Shang-Chi; que pedem o seu retorno a Sociedade das Cinco Armas, para assim destituir a Irmã Hammer antes que ela acabe com todos.
De modo infeliz, a ideia teve o efeito oposto no herói, que notou o laço que o une com a Irmã Hammer, visto sua linhagem em comum, resolvendo assim salvá-la do culto de seu pai.