It Takes Two é um lançamento do estúdio Hazelight pela mente criativa também responsável por A Way Out, Josef Fares, que eleva o gameplay já conhecido para outros níveis. Seria esse o primeiro grande concorrente à jogo do ano?
O mestre dos jogos de cooperação entrega realmente o que esperávamos: a necessidade latente de outro jogador para superar o desafio. Comumente chamados de multiplayers cooperativos, os atuais jogos trazem apenas uma narrativa dupla onde a cooperação em si dos jogadores não é extremamente necessária. Mas aqui, se a dupla não estiver sincronizada, as fases ficarão cada vez mais extensas.
Inteiramente imprevisível, a jogabilidade pode ser feita online ou offline. No jogo, você nunca sabe o que te espera: seja um obstáculo a ser passado, ou um novo movimento aprendido pelos personagens. E por meio dessas novas descobertas, é seu trabalho reconstruir a conexão entre o casal de protagonistas, Cody e May.
Fares, que anteriormente era diretor de cinema, posiciona a história em um rumo mais pessoal, fazendo com que seja impossível não se relacionar com a trama. Juntamente com a direção de arte, que está simplesmente perfeita, é completamente compreensível que qualquer jogador se apaixone pelo jogo apenas por ele ser o que é.
O cenário, mesmo que doméstico, é uma obra à parte. Lindo e criativo, contribui para que o gameplay seja tão diverso quanto é. A mecânica de cooperação funciona muito bem, sendo prática e muito fácil de se entender. E se você precisa de um jogo para fazer com que seu parceiro sente no sofá da sala contigo, essa é a tua chance.
Por mais que o enredo seja previsível, ele te toca de maneiras que fazem com que você comece a analisar seu próprio dia a dia (ainda mais se você jogar com a sua alma gêmea). Mas não se deixe enganar, assim como Overcooked ele também pode fazer com que algumas brigas surjam (como foi o meu caso).
Em meio à essa avalanche de novas mecânicas, o jogo peca em excesso. Por vezes a mecânica de solução de um puzzle é a mesma, ou o exagero em repetições para se passar do mesmo desafio cansa. Mas é compreensível a empolgação da equipe quando percebeu que tudo realmente se encaixava no jogo.
Mesmo parecendo à primeira vista um jogo com várias referências à tantos outros, It Takes Two inova em parecer um jogo de plataforma a maior parte do tempo de gameplay. Com comandos fáceis e arte belíssima, ele pode ser jogado por toda a família sem compromisso com a história em si. Ele foge da mesmice que vemos na indústria de games hoje em dia, e te proporciona um tempo de qualidade com os desafios cada vez mais surpreendentes que te apresenta.