Connect with us
sackboy sackboy

Games

Review | Sackboy: Uma Grande Aventura “Uma aventura empolgante”

Apesar de simples e não muito longo, Sackboy: Uma Grande Aventura traz algumas horas de diversão para o jogador.

Publicado

em

A transição de gerações de consoles costumam trazer muitas dúvidas e nem tantos jogos originais. É muito comum vermos lançamentos de gerações anteriores sendo reaproveitados na geração nova. Infelizmente não tem como fugir muito disso, afinal, até mesmo os estúdios estão aprendendo como usar os recursos da geração recém lançada.

Esse é um problema que os estúdios dos consoles lançados não sofrem, ou não deveriam sofrer, afinal, os jogos destes tem a vantagem de conhecer as especificidades do aparelho muito antes.

Sackboy: Uma Grande Aventura é um ótimo exemplo desta vantagem. Por se tratar de um exclusivo para PlayStation, o jogo foi bem executado e mostra sua originalidade na jogabilidade, trilha sonora e identidade.

O jogo foi concedido pela Sony e joguei no PlayStation 4, porém Sackboy: uma Grande Aventura está disponível para PS5 também.

62QDVPea9h7QrqFFS7YC9kvs5pgLFFhDijkL7h9WDGNX4k3nlvEX82Om 4bwL3YUHpZWnsoqjaLTbDvhFJ3CWaM1XjAq9k6o1SOKjPFK915JYZIaO7l1VE 35iRMK7Ekfh5viMdZ

Sackboy: O Cavaleiro Tricotado

Sackboy é um jogo do mesmo universo de Little Big Planet, porém não se trata de um continuação. Nos jogos anteriores o jogador escolhia entre jogar com o Sackboy ou a Sackgirl, e a trilogia focava na gameplay cooperativa e grande parte do jogo se passava construindo cenários.

Desta vez o pequeno mascote Sackboy, um boneco de pano tricotado, tem sua própria aventura, onde o bravo guerreiro de pano é o protagonista.

Além do mais, o game abandonou a perspectiva 2D com profundidade, e adotou o estilo “Plataforma 3D”.

O enredo

O enredo do game não é nada surpreendente ou inovador, e diria que é até mesmo muito infantilizado. Enquanto as criaturas de Tecmundo estão vivendo felizes e brincando em seu planeta, um terrível vilão moldado de Caos chamado Vex invade o planeta destas criaturinhas e sequestra todos os amigos de Sackboy para que eles construam um dispositivo que vai acabar com a diversão por todo o universo. 

Sackboy ao ver seus amigos serem sequestrados ouve sobre a profecia de que sempre que Tecmundo está em perigo um Cavaleiro se levanta para protegê-lo, então nosso herói segue em uma aventura através de 5 planetas diferentes enfrentando seus inimigos e conhecendo outras criaturas.

Não se engane, apesar de ter uma história bem simples, ela não é ruim, e tão pouco um ponto negativo. Na verdade o enredo ajuda a construir a figura carismática de Sackboy ao longo dos 5 planetas.

A aventura pode ser completada em cerca de 12 horas sem coletar tudo o que as fases disponibilizam, porém o dobro de tempo pode ser jogado se o jogador se incubir de completar todos os desafios e coletar todos os colecionáveis.

Jogabilidade

O melhor adjetivo para descrever a jogabilidade de Sackboy: Uma Grande Aventura é que o mesmo é um jogo inclusivo. Isso fez do jogo ser bem fácil em muitos momentos, pois mesmo quando morre, a punição não é muito grande. 

Voce começa a fase com 4 vidas, toda vez em que ocorre algo como colidir com um inimigo Sackboy ficará piscando e se acontecer novamente o jogador morre e é levado ao último checkpoint. Se todas vidas se esvaírem a fase é finalizada e deverá recomeçar. Porém mais vidas são distribuídas ao longo das fases como fichas de sorriso.

Ao longo das fases o jogador deverá coletar esferas que se acumularão para desbloquear o desafio final de cada mundo, e se o jogador for muito desatento, poderá terminar a fase sem coletar nenhuma. O que faz de Sackboy: Uma Grande Aventura, um jogo para ser desfrutado com calma e atenção.

A física do jogo é bem implementada e garante diversão ao jogador. Sackboy pode pular, agarrar, socar, rolar e arremessar objetos do cenário e também armas como o Boomerang que temos acesso em algumas fases.

No terceiro mundo, temos o melhor que a jogabilidade de Sackboy: Uma Grande Aventura pode oferecer, o Terceiro Planeta explora muito bem a verticalidade e modos diferentes de jogar, e foi de longe o meu favorito.

Direção de arte e Som

A direção de arte manteve o estilo artístico de Little Big Planet, porém aprimoraram muito o que vimos em 2014 com Little Big Planet 3. Desta vez os personagens e cenários estão muito mais polidos e chega a ser capaz de ver os detalhes em cada furo de tricô do nosso querido protagonista. Além disso, a equipe soube dar um toque especial as fases deixando-as bem caracterizadas com as propostas de cada planeta.

rvJbqSq11KQ8xI0S c4LBXJtXnTKb1fVZ8NdOY3g 1I91 tksa 5POVR1jlBJWAW6n Lavk527lA8Fp1ZP9euWvyiZbJNeWu8P7bt2MAbhNtwMd1VDJqY clXnwLbVYWHkXdsCr4

Outra adição muito bem vinda ao jogo foi a customização das roupas de Sackboy, existem várias fantasias para comprar com os sinos que coletamos ao longo das fases, e também muitas fantasias são desbloqueadas em desafios ao longo das fases. Cada fantasia da um toque especial ao Sackboy.

Quando falamos de mixagem de som já esperamos muita coisa boa da Sony Interactive Entertainment, e com Sackboy: Uma Grande Aventura não foi diferente, a trilha sonora é perfeitamente encaixada com cada fase e entrega uma sensação muito boa ao jogador. E tem algumas surpresas muito boas se tratando de música no jogo, e que de fato me conquistou.

E claro, o jogo é totalmente dublado em português, e a escolha que o diretor de dublagem teve ao selecionar os artistas de voz para o jogo foi simplesmente sensacional. Ao longo de todo o jogo nos deparamos com vários personagens dublados, e suas vozes são conhecidas e dão muita vida ao jogo. A dublagem brasileira é simplesmente sensacional, e foi muito bem implementada em Sackboy: Uma Grande Aventura.

A voz mais famosa no game é de Mario Jorge, Artista de Voz que dublou o Burro do Shrek na versão dublada do filme.

Público-alvo

Chega a ser óbvio que o público que mais vai apreciar o jogo são as crianças, porém é diversão garantida para qualquer idade, e pode até mesmo aliviar a mente de notícias ruins em um dia pesado. Acima de tudo, é um jogo para todas as idades!

Conclusão

Apesar de simples e não muito longo, Sackboy: Uma Grande Aventura traz algumas horas de diversão para o jogador. Horas essas que serão recheadas de uma aventura empolgante que será acompanhada de uma trilha sonora belíssima e uma arte que acompanha muito bem a proposta do jogo. É uma boa opção de entretenimento para o PS4 e PS5.

Sackboy: Uma Grande Aventura já está disponível para PlayStation 4 e 5.

Comments