Possuindo a difícil missão de fazer jus aos 3 títulos anteriores que são meio que um clássico cult do FPS (talvez eu não tenha tanta certeza dessa informação), Seriou Sam 4 chegou ao Game Pass quase sem comentários do público. Então, como sempre, resolvi que deveria tomar essa missão em mãos, e saber por mim mesma como estava essa que poderia ser uma joia bruta apenas esperando para ser jogada.
À primeira vista, Serious Sam 4 incomoda. As cores estouradas e o gráfico claramente datado de umas duas gerações atrás me fez torcer o nariz. Esse seria realmente um jogo do ano passado? Lançando para PC e para os consoles de oitava geração? Engoli o preconceito (como tento me dizer atualmente ‘um grande jogo não precisa de um grande gráfico’) e segui em frente.
Me surpreendi totalmente. Serious Sam 4 que obviamente não possui o foco na história, é divertido e empolgante. O ponto mais alto sendo o gameplay rápido, que por vezes me lembrou Doom, se sobressai ás missões que possuem por muitas vezes objetivos repetidos. Os alienígenas, que ás vezes são repetidos e até mesmo parecem mal feitos, são engraçados e realmente desafiadores.
O protagonista de Serious Sam 4, Sam (que obvio né), algo saiu diretamente de um cruzamento dos protagonistas muito ‘machos‘ dos filmes dos anos 80/90 com algum comediante que te faz rir com piadas beirando à vergonha alheia, é cativante até certo modo. E como dito anteriormente que a história não é ponto chave do jogo, nenhum personagem adicional é importante o suficiente para ter um traço de personalidade específica (apesar de 90% deles usarem óculos escuros).
Você é a última frente humana contra a invasão alienígena, então tudo acontece freneticamente na tela. As armas, que possui até uma variedade considerável, possuem um gameplay gostoso e te faz até mesmo se afeiçoar à elas.
A fluidez com que se aprende a usá-las também é um ponto alto, fazendo realmente diferença quando precisamos executar algum comando em específico.
[rwp-review id=”0″]Seriou Sam 4 não conta uma boa história (para falar a verdade, eu apenas fui saber que era um prequel dos jogos anteriores quando li a descrição do jogo) mas entrega um ótimo gameplay que eu não esperava.
A Croteam, desenvolvedora do jogo, sabe o que seus fãs esperam e entregam um jogo de alto nível naquilo em que ele se compromete a ser.