Pense em um jogo que não te fornece muito da história, mas te deixa envolvido do mesmo jeito com puzzles inteligentes e arte linda. Certamente você se lembrou de Limbo ou Inside e até mesmo Abzú. Junte todos os 3 e temos Silt.
Como o primeiro jogo da Spiral Circus Games, o visual monocromático em preto e branco cria a imersão necessária para os mistérios que você encontra pelo caminho. Jogue como um mergulhador marinho e explore as profundezas nunca vistas do oceano. E como a premissa sugere, nós exploramos muito.
A diferença na gameplay vem junto ao poder do protagonista. Desde o começo do jogo podemos possuir criaturas marinhas e utilizar de seus corpos, abrindo assim uma gama nova de puzzles a serem resolvidos com a ajuda que encontramos durante o mergulho.
O jogo, que não se estende por várias horas mas é muito objetivo e recompensador de jogar, é dividido em 4 partes com grandes animais marinhos a serem derrotados. E como não conseguimos possuí-los, devemos entender como superá-los. Com isso vem a ressalva: você morrerá muito até entender como o caminho deve ser percorrido.
A arte, feita pelo artista Mr Mead, é um elogio certo. Combina perfeitamente com a aura do game, com a trilha sonora minimalista (porque, novamente, estamos embaixo d’água) e com os grandes monstros marinhos provenientes de uma civilização antiga e nunca conhecida.
Silt é um jogo gostoso de se jogar, com jogabilidade fácil e que pode agradar gregos e troianos. Vale a pena o tempo investido, e se você estava em dúvidas sobre jogar ou não, espero que esse review tenha esclarecido sua dúvida. E eu espero mais ainda que você tenha decidido jogar.