Vindo após uma aventura numa galáxia tão tão distante para trazer a vocês minha análise do game Star Wars Outlaws.
O novo RPG da Massive Entertainment e distribuído pela Ubisoft nos leva a uma experiência nos moldes Ubi-Like, porém com um capricho no seu enredo principal, trazendo um ótimo level design com fases únicas e trechos nostálgicos para fãs da franquia.
De longe é o jogo mais diferente em muitos anos da Ubisoft o que é uma boa mudança, afinal era necessário um capricho maior.
O Início
Star Wars Outlaws começa com uma cinematic apresentando uma reunião entre as quatro organizações do sub-mundo do crime de Star Wars, os Hutts, os Pykes, a Aurora Escarlate e um novo chefão do crime Sliro, que é diretor e líder dos Zerek Besh.
Em seguida corta pra apresentar a protagonista Kay Vess e seu bichinho de estimação Nyx, eles tem que procurar algum trabalho pra conseguir comida, a partir desse ponto, o jogo se inicia com seu tutorial, ela é do planeta Canto Bight, que é um dos focos do sub-mundo.
Não irei dar muitos spoilers a respeito da história em si, porém o básico é que ela acaba indo aceitar um trabalho, esse trabalho vai mal, ela é traída pelos rebeldes e é capturada pelo Sliro, onde ela consegue escapar dele com a ajuda de Nyx e acaba roubando uma espaço nave dele a Trailblazer.
Em seguida ela é perseguida e acaba caindo com a nave em Toshara e recebe ajuda de um mecânico chamado Uaka, o qual ajuda ela a arrumar sua nave e indica onde ela pode ir para conseguir trabalhos para arrumar o hiper-propulsor da nave, além disso ela agora está com uma marca de morte por ter invadido e roubado do Sliro, assim somos apresentados, de fato, ao mundo aberto do jogo e temos já livre exploração.
Para se situar, o jogo se passa entre os filmes “O Império contra-ataca” e “O Retorno de Jedi”, além disso temos participações de personagens conhecidos.
O Combate
O combate de Star Wars Outlaws é simples, porém muito funcional, ele se divide em 2 partes: Combate da personagem e combate em nave espacial.
O combate com a Kay Vess é básico, você tem três módulos de função no seu blaster, que é liberado ao longo da campanha que são: Plasma, Íon e Energia.
Plasma é o padrão de tiro normal, Íon é eficaz contra robôs e para energizar dispositivos e Energia carrega uma carga para explodir no local ou ao impacto.
A árvore de habilidades aqui é diferente pois temos os especialistas, que você desbloqueia ao longo da campanha e de missões secundárias.
Os especialistas vão dar missões que, ao cumprir seus requisitos durante o jogo, você vai desbloquear uma habilidade, melhoria de gameplay e lábia para vendas, além de truques para o Sabacc, que é o mini game principal do jogo.
Temos também o Nyx, o qual podemos dar comandos como: Distrair inimigos, pegar coisas, explodir granadas e roubar, tem um mini game de comida ao todo são quatro comidas no jogo que dão buff ao Nyx.
O combate com naves é simples e funcional, bem arcade mesmo, onde temos três tipos de canhão a laser, três tipos de mísseis e dois tipos de torretas. Além de sistemas passivos, sendo a torreta e sistema passivos desbloqueados via missões secundárias.
Mini Games
Temos o mini game de Sabacc, que é basicamente um 21, só que o objetivo é dar 0 na soma das cartas. Tem um de comida, onde vamos comer com o Nyx e temos que apertar botões. E os fliperamas com mini games, como acompanhe a carta, Asteroids e alguns outros.
Gráficos e Performance
Os gráficos de Star Wars Outlaws são na Engine Snowdrop, então temos paisagens lindas e uma ótima simulação de ventos com a vegetação, cenários deslumbrantes e bem diferentes um dos outros.
Existem quatro planetas: Toshara, uma mistura de canyons, água e vegetação; Kijimi, um ambiente com neve; Akiva, um ambiente Pantanoso; e Tatooine, ambiente desértico.
Os pontos negativos vêm de três grandes problemas, que são a má otimização, textura de personagens abaixo do esperado, em especial as humanas, pois as alienígenas estão muito bem feitas, e a expressão facial basicamente inexistente. Isso são coisas que pesam muito e, infelizmente, a Ubisoft mais uma vez pecou nisso.
Áudio e Trilha sonora
É impossível errar em trilha sonora e áudio com Star Wars, afinal já temos tudo pronto a mais de 40 anos. Tudo aqui funciona muito bem e tem toda a atmosfera que se espera de um jogo da franquia.
Bugs e Problemas:
Star Wars Outlaws sofre de alguns bugs como a falha na renderização de mapa, que é mais frequente em HDs ou SSDs com baixa leitura, bug de desligamento de I.A, falha na textura, bug de objeto flutuante, personagens andando em T-pose ou simplesmente se movendo sem se mexer.
Na minha experiência, eu tive apenas 1 Bug, que foi o jogo crashar ao tentar sincronizar com a nuvem para salvar o jogo, com isso eu desliguei essa opção e não tive mais problemas. Além disso, teve o problema com o save de acesso antecipado do PS5, o que frustrou muito os players.
Conclusão:
Tive uma experiência de 28 horas com o game aonde consegui upar todas reputações ao máximo, concluir a história, destravar todos os especialistas, upgrades de nave, blaster e speeder, quase upar completamente todos os especialistas.
Ainda faltam algumas coisas, diria que o jogo leva em torno de 15 a 30 horas pra se completar e caso busque os 100% eu diria que facilmente pode ir além de 60 horas.
Para aqueles que são apaixonados em Star Wars esse jogo é definitivamente um “must play”, pois eles acertaram demais nas referências, com cuidados nas ambientações e personagens, é uma experiência bem completa e que vale o seu tempo.
O destaque na minha opinião fica para o level design das fases principais da campanha, a Ubisoft acertou demais nisso, cada fase é muito única e do meio pro final tem muita coisa nostálgica. Esse jogo é tranquilamente um jogo 8 de 10!