Lançou recentemente (no dia 23 de setembro de 2024) o aguardado jogo Tiny Glade, que hoje se encontra como o vigésimo jogo mais desejado da Steam.
O jogo propõe que você liberte sua criatividade através da construção de dioramas virtuais. Não se preocupe com gerenciamento de recursos, combate ou objetivos. O foco aqui é apenas construir castelos, ruínas e vilarejos; todos com detalhes procedurais que interagem entre si a cada tomada de decisão sua.
Tiny Glade traz dois atrativos principais: seus gráficos que lembram bastante animações e que inspiram a criação de mundos fantasiosos e aconchegantes. Não importa se você está construindo de manhã com a luz mais alaranjada, com sol a pino e suas sombras mais projetadas ou de noite com a luz das lanternas e janelas das casinhas, o jogo é aconchegante em todos esses momentos.
O segundo elemento que torna mais do que um sandbox genérico é sua geração procedural de detalhes. Os elementos das construções interagem entre si: você desenhou um caminho através de um muro? Um arco como passagem será colocado no lugar. Esse caminho terminou numa parede? Uma porta de madeira vai surgir ali. Duas janelas próximas? que tal um varal entre elas. Gostaria que essas janelas fossem maiores? Experimente arrastar uma em direção à outra e veja elas se unirem como um novo elemento.
Essa geração intuitiva de elementos e da interação entre eles é o que torna esse jogo mágico. Sei que para alguns pode parecer que isso dá menos controle ao jogador ou que limita sua criatividade, não foi a impressão que tive enquanto construía.
A sensação é que é um jogo cooperativo onde meu parceiro de construções é o próprio jogo: constantemente me surpreendendo com suas ideias e sugestões. Às vezes discordo de suas decisões, é verdade. Mas ele não é inflexível, com o tempo aprendi a me comunicar melhor e equilibrar bem os meus desejos com suas sugestões.
Passei algumas horas explorando o jogo e suas ferramentas e consegui chegar em resultados muito satisfatórios muito rápido. Tiny Glade faz de tudo para ser simples e acessível, desde como as coisas se conectam com facilidade e tudo é muito intuitivo até como a interface é supersimples com tudo à vista o tempo todo. Nada de ficar procurando em menus onde encontrar aquele asset específico para sua construção, está tudo ali ao seu alcance rápido.
Minha única preocupação com o jogo era que todas as construções se tornassem muito semelhantes, já que o jogo possui um estilo gráfico único e as opções de assets são limitadas. Para esclarecer minhas dúvidas, decidi ver o que outras pessoas estavam criando.
Ao entrar no Discord do jogo, encontrei uma comunidade grande, ativa, entusiasmada e dedicada. Minhas dúvidas se dissiparam ao ver as construções no servidor: castelos impressionantes, aldeias complexas, cidades inteiras, pequenas casas, mansões e ruínas enigmáticas.
Isso me convenceu de que Tiny Glade é muito mais do que um simples criador de casinhas medievais; é um espaço aberto para a criatividade, onde é possível criar ambientes complexos que narram histórias para serem descobertas.