O integrante Seunghan, do grupo RIIZE, foi expulso do grupo em definitivo neste domingo (13), dois dias após o anúncio da sua volta às atividades e gerou comoção na comunidade do K-Pop. Pois, segundo fãs, a retirada foi injusta por ceder a pressões de uma pequena parcela do fandom.
Seunghan foi afastado do grupo de forma temporária em novembro de 2023, depois que fotos e vídeos do cantor antes do debut foram vazadas. Nas imagens, ele aparece beijando uma mulher não identificada e fumando um cigarro.
Depois de 10 meses sem respostas sobre suas atividades no grupo, a SM Entertainment fez um anuncio no último dia 11, confirmando a volta de Seunghan para o próximo lançamento do RIIZE. No entanto, em decorrência da reação da parcela conservadora de fãs sul-coreanos, a empresa voltou atrás na decisão e publicou um comunicado oficial sobre a saída definitiva do idol.
Depois do anúncio, Seunghan deixou uma carta escrita à mão para os fãs no aplicativo Weverse: “(…) acho que é melhor para todos se eu sair do time. Não quero causar mais confusão e dano aos fãs, não quero causar mais danos aos membros e não quero causar mais danos à empresa.“
Fãs internacionais do RIIZE expressam sua revolta
Desde que a indústria do K-Pop foi criada nos anos 90, se tornou parte da cultura de idols que eles devem seguir regras e agir como um par ideal para os fãs. Porém, até onde essa idealização pode deixar de ser uma brincadeira e virar uma relação parassocial prejudicial para os artistas? Esse é um desses casos.
A parte coreana do fandom BRIIZE reagiu de forma negativa à volta de Seunghan, com inúmeros posts criticando o cantor por ter tido uma namorada antes de fazer sua estreia como idol. Insatisfeitos, os fãs coreanos enviaram flores de funeral para a frente do prédio da SM Entertainment, desejando a morte do cantor. Uma reação totalmente desproporcional, visto que Taeil, ex-membro do NCT, que está envolvido em caso de estupro coletivo, não recebeu nem metade das reação negativas e continua com um contrato ativo na mesma empresa.
(Tradução da imagem: Sim, isso mesmo. Serei honesto. Eu não acho que a opinião dos membros são tão importantes. Eu só quero ver Hong Seunghan ir embora mesmo que o céu caia. Quando eu poderei exigir meus direitos legítimos para a SM? Quando as minhas exigências como consumidor serão atendidas? Eu, que gasto dinheiro, porque não gosto disso. / Tradução do post: Isso não é normal de jeito nenhum.)
Em vídeo compartilhado no X (antigo Twitter), Seunghan aparece deixando o prédio da SM em Seul e passando pelo corredor de flores de funeral e indo embora para a estação de metrô.
(Sinto muito, sinto muito, sinto muito, sinto muito. Seunghan, eu sinto muito)
Fãs internacionais do mundo todo usaram seus perfil nas redes sociais para expressar indignação com a situação, questionando a posição e atitudes do fandom coreano.
(Vocês BRIIZE coreanos são muito esquititos, enviando coroas de flores de funeral para um idol de 21 anos que não fez nada de errado e está muito vivo)
(Porque os internautas da Coreia não estão dando a mesma energia para Hyuna e o casamento com o marido dela, ou para Seungri, Taeil e etc, que são de fato criminosos/criminosos sexuais, tipo??? Por que Seunghan? Por que mandar um monte de flores de funeral para um homem que não fez nada de errado e só teve uma vida normal e divertida de adolescente?)
O caso de Seunghan causou comoção entre diversos fandoms do K-Pop, que prestaram mensagem de apoio para o idol e solidariedade ao fãs, ajudando a promover um boicote ao RIIZE. Dentro da comunidades, fandoms de grupos como BTS, Stray Kids, XG, Aespa, Monsta X, BABYMONSTER, BOYNEXTDOOR, Le Sserafim, Enhypen, TXT, entre outros ajudaram a subir hashtags como “JUSTICE FOR SEUNGHAN” (Justiça por Seunghan) e “RIIZE IS 7” (Riize são 7), além de tags criticando a SM Entertainment como “#SMSupportsBullying” (SM apoia bullying).