Imagina só se o Rio de Janeiro virasse uma versão Blade Runner agora. Difícil de imaginar? Então leia essa resenha sem spoilers e tenha o gostinho do cyberpunk nas terras tupiniquins.
Gambiarra: O Acionista é a nova HQ dos roteiristas Gustavo Colombo e Erik Hewitt que se passa nos tempos atuais, onde a cidade high tech maravilhosa está a beira de um colapso. Aqui temos as igrejas virando grande empresas milicianas, com seus -nada mais, nada menos que- cybercrentes. Sim, você leu isso mesmo.
Yan (o hacker) e Flaneur (o malandro) são os protagonistas dessa história. Já no começo do enredo caímos de cara com os dois terminando um trabalho freelancer de uma -talvez- futura subordinação. A interação dos dois é muito boa, você iria querer ser amigo deles. Mas não inimigo, isso nunca.
A leitura é bem rápida e fluida. Essa não é uma história que vai te contar como tudo aconteceu de cara, vai ser bem gradativo e isso vai fazer você querer mais e mais. Na verdade, esse é o gostinho que fica no final.
Devemos ressaltar a arte dessa HQ. A alta qualidade dos traços e dos tons são graças ao Rafael Cruz e João Silveira. Variações de roxo, rosa e azul brilham o lado cibernético no ambiente e os traços expressam bem as cenas, mesmo quando não há dialogo.
Outros projetos de Gambiarra
Para a nossa alegria, esse não é o único projeto dos roteiristas nessa temática. Gambiarra também é um curto filme e está disponível gratuitamente no youtube. Conhecido como Gambiarra: O HD das espadas conta a história de um jornalista fracassado encontrando um misterioso HD, que pode comprometer a tecnologia Intercom.
Também há um futuro projeto para mais uma HQ no mesmo mundo,conhecido como O Grande Massacre da Glória. Destinado para o próximo semestre, a história será sobre dois novos personagens radicalizando ao entrar para a milícia Mão de Deus.
A parte mais interessante vem agora, metade da narrativa terá ordem ocidental de leitura e a outra metade, oriental. Sim, hora de praticar suas leituras de mangá. No meio, teremos a revelação do massacre que dá nome a graphic novel.
Gostou da ideia? Essa HQ está disponível para leitura online (ou fazendo download) gratuitamente, clicando aqui. Caso esteja interessado de assistir o filme, acesse clicando aqui.