A plataforma de jogos online Roblox foi recentemente processada nos Estados Unidos sob a acusação de facilitar a exploração sexual de crianças e adolescentes.
A ação judicial vem da procuradoria geral da Califórnia, acusando a plataforma de “facilitar a distribuição de material de abuso sexual infantil e a exploração sexual de crianças na Louisiana”, entre outras coisas. O processo foi apresentado pela procuradora do estado Liz Murrill.
O processo afirma que a Roblox “deliberadamente deixa de implementar medidas básicas de segurança para proteger os usuários infantis contra predadores” e não informa pais e crianças sobre os riscos envolvidos.

“Por causa da falta de protocolos de segurança, o Roblox representa um risco para a segurança das crianças da Louisiana”, afirmou Murrill em um comunicado. “O Roblox é inundado por conteúdo prejudicial e predadores infantis, pois prioriza o crescimento dos usuários, a receita e os lucros acima da segurança infantil. É essencial que todos os pais estejam cientes do perigo real que o Roblox representa para seus filhos, para que possam prevenir o impensável em suas próprias casas.”
Segundo a denúncia, os jogos disponíveis na plataforma, como “Escape to Epstein Island”, “Diddy Party” e “Public Bathroom Simulator Vibe”, frequentemente contêm material sexualmente explícito e atividades sexuais simuladas, incluindo estupro coletivo infantil.
A plataforma conta com cerca de 82 milhões de usuários ativos diários e mais de 6,4 milhões de experiências disponíveis na plataforma. Segundo estatísticas da empresa, 20% dos usuários têm menos de 9 anos, 20% têm entre 9 e 12 anos, 16% estão na faixa dos 13 a 16 anos, e 44% têm 17 anos ou mais.



