O filme de anime Rosa de Versalhes já tem data de estreia confirmada na Netflix e chega acompanhado de um novo trailer.
Baseado no mangá The Rose of Versailles, de Riyoko Ikeda, o longa estreia na plataforma de streaming em 30 de abril de 2025, após seu lançamento nos cinemas do Japão em 31 de janeiro de 2025. A animação foi realizada pelo estúdio MAPPA (Chainsaw Man, Jujutsu Kaisen), com direção de Ai Yoshimura (Daily Lives of High School Boys), roteiro de Tomoko Konparu (Ashita no Nadja) e design de personagens por Mariko Oka (Hell Girl).
O mangá Rosa de Versalhes começou sua publicação na revista Margaret, da Shueisha, em maio de 1972 e foi pausado em dezembro de 1973. Relançado entre abril de 2013 e fevereiro de 2018, acumulou 14 volumes compilados.
A obra já inspirou uma adaptação para série anime, com 40 episódios produzidos pelo estúdio TMS Entertainment, transmitida entre outubro de 1979 e setembro de 1980 no Japão.
Nos anos 1960, os mangás shojo eram voltados para meninas em idade escolar e evitavam temas considerados tabu, como política e sexualidade. Contudo, a década de 1970 trouxe autores que revolucionaram o gênero, direcionando-o para adolescentes e jovens mulheres.

A trama gira em torno do casamento da princesa austríaca Maria Antonieta com o herdeiro francês Luís XVI, promovido pela imperatriz da Áustria para fortalecer a aliança entre os países. Em Versalhes, Antoinette conhece Óscar François de Jarjayes, capitão da guarda real e, para sua surpresa, uma mulher criada como homem para manter o legado militar da família.
Sufocada por suas responsabilidades e ansiosa por companhia, Antoinette rapidamente faz amizade com Óscar. No entanto, conforme a jovem rainha começa a abusar de seu poder, Óscar se vê dividida entre sua lealdade à família real e as preocupações com a pobreza crescente entre o povo.