Qual é a função do crítico gastronômico? Para mim é nenhuma, pois pode vir a Paola Carosella dizer que frango parmegiana é ruim, que vou continuar amando, o mesmo é o que acontece com o Rotten Tomatoes, a sua relevância deveria ser nula.
Porém, o mesmo não acontece no cinema, muitos se baseiam na experiência dos outros para decidir se querem mesmo ter a sua própria experiência.
Já pensou se tivermos o crítico de ficada? Imagine que você não ficasse com uma menina ou com um menino porque uma pessoa que já tenha experimentado o beijo lhe tenha lhe dito o seguinte “não pegue, beija mal”, o crítico de ficada, o crítico de comida ou o crítico cinematográfico tem em comum isso, eles são os degustadores antecipados, é a pessoa que ingere a bebida antes do rei para ver se está envenenada, porém para alguns, ele ingere tanto que acaba deixando o cálice vazio e o rei (o público) muitas vezes acha que está ok… Ou seja, é o crítico que quer esvaziar a sua experiência, mas teve a sua própria.
Claro que existem críticos e críticos, a exemplo, Otávio Uga no canal Super 8, faz críticas com uma delicadeza e humor para justamente dar a opinião dele sobre algo sem esvaziar a ideia de que você pode ter uma opinião diferente da dele. O perigo do Rotten Tomatoes é que a impressão que um agregador de notas traz é que SE A MAIORIA NÃO GOSTOU E PORQUE É RUIM… quando na verdade as coisas não deveriam ser bem assim.
Uma vez um colaborador me disse que não tinha visto Interestelar porque um site fez uma crítica negativa do filme, então ele nem se deu o trabalho de ir ver, depois eu o incentivei a ver o filme e me falar o que achou, bom, no outro dia ele me disse:
A pessoa que usa critico ou agregador de críticas como o Rotten Tomatoes, para se privar de experiencias que deveriam ser extremamente pessoais (como eu gostar de frango parmegiana) deveria começar a pensar quantas experiencias legais deixaria de viver porque ouviu uma outra pessoa. Eu amo O Homem de Aço, a crítica não, eu deixaria de ter uma experiencia linda se desse ouvidos a crítica de cinema, que para mim é um dos melhores filmes de quadrinhos já feitos.
A sua experiência cinematográfica não pode se basear em uma nota do Rotten Tomatoes. Este colaborador depois se arrependeu de não ter visto Interestelar nos cinemas e provavelmente nunca mais terá essa oportunidade, não perca oportunidades por causa dos outros, viva a sua experiência, seja com filmes da Marvel ou da DC Comics nos cinemas e não baseado no que outros sentiram, pois, todos nós temos as nossas próprias impressões digitais.
Parece que os críticos do Rotten Tomatoes esperam que todo o filme da DC sejam um The Batman, quando na verdade se a DC fizer um filme genérico como 90% dos filmes da Marvel ela é altamente criticada, os fãs da DC já deveriam ter isso em mente e mesmo quando o filme é muito bom como Coringa, as notas tendem a ser baixas na média de filmes de quadrinhos quando comparado a Marvel, porém, graças, que são experiências deles, não dos demais assim como eu e cada um tem a sua.