interstellar

Ruy Gardnier prova que crítico de cinema também pode “odiar”

Apesar de crítico de cinema ser um cara que deve falar sobre um material audiovisual ele deveria ser insento de pré-julgamento. E isso pode explicar o odio da critica contra Zack Snyder e até mesmo o Nolan

Eu não me considero critico de cinema, apenas tenho um site de entretenimento também voltado para cinema mas sempre entendi que quem se considera crítico deve ter no mínimo um curso superior de cinema (minha opinião). Porém, aquilo que a gente que é fã da DC ou da Marvel sempre pensamos mas não tínhamos como provar, era a ideia de que críticos de cinema podem sim odiar um diretor e assim por consequência odiar o próprio trabalho.

Um filme brasileiro chamado “Canastra Suja” surgiu nos cinemas e foi elogiadissimo por vários críticos, inclusive por amigos meus Pablo BazarelloFilippo Pitanga, dois críticos de cinema arte dos mais prestigiados do país, o problema aconteceu quando o crítico do jornal O Globo Ruy Gardnier resolveu tecer “suas opiniões” sobre o filme.

LOJA DC 4

Ele usa as palavras como “espertinho” para falar sobre a direção de Caio Soh, e finaliza a crítica dizendo “‘Canastra suja’ acaba sendo tão desprezível quanto o diretor acha que seus personagens são”.  Ora, pelas palavras usadas pelo crítico se percebe o ranso que teve da obra, e aparentemente do diretor. Isso diz muita coisa. Crítico esta lá para fazer a avaliação de um filme, mas não odiar a obra a ponto de chamar ela de desprezível, afinal, pelo visto nada se salva, nem mesmo Bianca Bin, Marco Ricca e Adriana Esteves que compõem o elenco, a ponto de chamar o trabalho de “desprezível”. Ah esqueci de dizer, esperava mais do que dois parágrafos sobre um crítico de um jornal tão tradicional como O Globo, mas ok.

Não devemos ir pela cabeça do outros para tecer nossa opinião sobre algo, me lembro do Roberto, que é da editoria de séries aqui do CDL e ele me disse que não tinha visto Interstellar porque o Omelete falou mal do filme, e depois vendo o filme decidiu que não iria mais levar as opiniões do determinado site a sério.

Apesar de crítico de cinema ser um cara que deve falar sobre um material audiovisual ele deveria ser isento de pré-julgamento. E isso pode explicar o ódio da critica contra Zack Snyder e até mesmo o Nolan (que determinado crítico de cinema no Brasil o odeia tanto, que não gosta de nenhum dos filmes que esse diretor fez depois da trilogia Batman).

Afinal, como dizem na faculdade, a imparcialidade não existe, partindo disso, tenha suas próprias opiniões.

Total
3
Shares
Related Posts
Total
3
Share