S.T.A.L.K.E.R. 2: Heart of Chornobyl teve problemas de bugs quando saiu, ocasionando em uma série de críticas por partes dos games e jogadores que muito aguardavam o lançamento do novo game, porém, uma nova atualização corrigiu pelo menos mais de 600 erros em relação ao lançamento do jogo.
A desenvolvedora GSC Game World lançou a atualização 1.0.1 para S.T.A.L.K.E.R. 2: Heart of Chornobyl com suporte para Xbox e PC corrigindo 650 erros do jogo para ser exato. O foco da melhoria se concentra principalmente na IA incutida no game, como bloqueios de progressão de missões e desempenho do game.
A correção focada principalmente na questão dos NPCs que em alguns momentos ficavam presos ou se comportassem de forma não muito coerente no jogo, impedindo que os gamers pudessem progredir nas etapas do jogo. A atualização permite agora que estes personagens coadjuvantes no jogo possam ter um comportamento mais eficaz, permitindo que situação de inatividade não sejam mais comuns.
Pelo menos 100 momentos de travamento foram corrigidos no jogo, permitindo que o jogo seja mais instável. A jogabilidade também foi corrigida, além de valores dos itens presentes no jogo como custos de reparação de armas. Além disso a dificuldade Rookie, os mutantes causam menos danos e a durabilidade da armadura aumentou para mais de 12%.
Muitos mutantes, incluindo o Bloodsucker, agora possuem regeneração de vida diminuída e recebem mais dano de armas de fogo. Ajustes parecidos foram feitos em outros adversários, como o Burer e o Controller, o que deve facilitar o manejo dos confrontos de combate.
Mesmo com todas as memorias colocadas e acrescentadas ao game, a desenvolvedora prometeu trabalhar ainda mais para corrigir todas as outras imperfeições do jogo, pois ainda faltam muitos outros problemas a serem corrigidos pela empresa desde o lançamento de S.T.A.L.K.E.R. 2.