A saga de 2015 da Marvel Comics será a saga Secret Wars que irá realizar o encontro e talvez a fusão de diversos universos da Marvel com o tradicional 616, inclusive o Universo Ultimate e diversas sagas como Era do Apocalipse, linha MAX, etc. Deixo claro: A marvel já disse que não será reboot!!!
Iremos falar de cada saga que a Marvel anda citando como Tie In para divulgar Secret Wars. Hoje vamos começar com Inferno.
Inferno foi uma saga mutante que se tornou a maior saga Marvel no ano de 1989 na Marvel que iria culminar todos os eventos ocorridos nos últimos anos na revista de linha dos ainda poucos títulos X, como Uncanny X-Men, X-Factor e New Mutants.
Nesta saga a irmã de Colossus Illyana que possui o poder de criar discos de teletransporte via Limbo( uma dimensão com demônios),perde o controle a partir das manipulações de seu ex-servo Sym, infectado com o vírus tecnorgânico e o astuto Nastirth que pretende tomar o poder todo para si e fazer Illyana ou Filha do Inferno ( o título que ela recebeu nessa dimensão) ser sua rainha.
Peraí…e como chegou nisso tudo?
Um breve review:
Illyana manifestou seus poderes aos 7 anos de idade e foi engolida por um de seus discos de teleporte. Chegando ao Limbo ainda criança, Belasco a criou e deve ter feito o cão com ela ( tudo ficava muito subentendido naqueles tempos de hq se é que você me entende) e ao atingir os 15 anos ela voltou para a Terra. porém se para ela se passaram 7 dolorosos anos, para seus colegas X-Men e Novos Mutantes haviam se passado apenas algumas horas!!!
Illyana tinha acesso a dimensão Limbo e portava uma espada mística que era seu elo mágico com aquele reino. Nisso o Belasco já tinha vazado da história. Illyana tinha o pseudônimo lá de Filha do Inferno e era só questão de tempo até o seu lado demoníaco tomar o controle.
(fim do review)
Nastirth conseguiu invocar um portal dimensional que seria aberto ao usar a energia vital de 13 crianças mutantes e começa a chover demônio em Nova Iorque. daí a história se concentra em Novos Mutantes, X-Men e X-Factor já que a esposa de Scott e clone de Jean Grey, Madelyne Pryor assumiu a personalidade de Rainha dos Duendes através de Nastirth e quer matar o próprio filho, que anos mais tarde se tornaria o mutante Cable( mas ninguém nem sonhava com isso ainda).
Os X-Men estavam na época dados como mortos para se protegerem da caça exaustiva que sofriam por parte dos vilões conhecidos como Os Carrascos e como nada era o que parecia, quando o X-Factor( os X-Men originais) encontram os X-Men , acham que são demônios transformados em seus “falecidos” aliados e ocorre o bom confronto típico de toda hq dos anos 80 aonde se encontravam personagens e grupos diferentes. De boa os X-Men estavam mesmo afetados pelo clima demoníaco de Inferno pois estavam adotando medidas extremas como matar inimigos como os Carrascos( depois a marvel colocou que os tais carrascos eram um exército de clones mas isso é outra história e clone ou não eles mataram mesmo e pronto)
Na verdade , a luta contra os demônios ocupa apenas 85% da saga. O gran finale é a primeira batalha entre Sr. Sinistro e as equipes X , culminando e resolvendo todas as pontas acumuladas em eventos anteriores como Massacre de Mutantes e Queda de Mutantes.
O primeiro confronto, diga-se de passagem. Outros personagens encararam as consequências dessa saga como Vingadores, Quarteto fantástico e claro, o Homem Aranha. nesta saga foi aonde surgiu o Duende Macabro demoníaco, após Jason Macendale fazer um pacto com o demônio Nastirth e este por piedade e deboche, o transforma em uma criatura disforme parecida com um demônio.
Na versão revisitada que a Marvel pretende fazer, o personagem principal será Colossus que estará liderando um grupo de sobreviventes após a derrota dos X-Men nessa realidade, e pretende salvar sua irmã após várias tentativas sem sucesso, que reina absoluta no mundo como Filha do Inferno. Se vai ser uma história a altura da saga eu duvido, mas de qualquer forma quando sair leia e se possível leia Inferno original também!!!