A segunda rodada dos playoffs do MSI 2023 foi inteiramente composta de reedições de finais e confrontos domésticos, mas isso não quer dizer que não foi emocionante e cheia de reviravoltas. Acompanhe abaixo o resumo dessas partidas.
T1 x GenG
Em uma reedição da final da LCK, a T1 mandou a GenG para a chave inferior numa série eletrizante que terminou em 3×2, com destaque para os atiradores Peyz e Gumayusi que foram cruciais para as vitórias de suas equipes.
Um detalhe interessante do draft da T1 foram as escolhas de 3 potenciais picks flexíveis no blue side no jogo 5, jogando um Rumble para a jungle e fazendo com que o last pick da GenG não fosse tão impactante para a definição da série.
Os dois primeiros jogos foram extremamente dominados pela equipe de Faker, que prendeu Chovy na rota do meio, não deixando o jogador criar plays pelo mapa e travando o jogo da atual campeã coreana.
No terceiro jogo, apesar do ótimo início de jogo da T1, algumas tomadas de decisão erradas da equipe colocaram o jogo a perder após uma luta perto do pitch do Barão, colocando a GenG de volta na série, que ganhou essa partida e a seguinte de maneira bem controlada, levando a série para o primeiro jogo 5 entre essas duas equipes na história.
Mas, no terceiro jogo, a T1 mostrou novamente seu poder em um jogo calmo e estudado com jogadas sensacionais do Ksante de Faker, decidindo o jogo numa única teamfight que cravou a permanência da tricampeã mundial na chave superior do MSI 2023.
G2 X Mad Lions
Se vingando da eliminação no segundo split da LEC, a G2 venceu a Mad por um sonoro 3×0, eliminando os leões do MSI 2023.
Em todos os jogos da série, a equipe seed 2 da Europa se mostrou superior, inovando no draft trazendo Yasuo e Cassiopeia na toplane para Broken Blade, que performou de maneira brilhante com os campeões, e Janna nas mãos do suporte Mikyx, que se mostrou ser um jogador importantíssimo para a equipe, provando que na G2 todos os jogadores têm potencial de carregar uma partida.
Além disso, o Nautilus mid de Caps retornou nos jogos 2 e 3, sendo crucial para as vitórias da equipe decacampeã da liga europeia se manter viva na chave inferior do campeonato e continuar trilhando o árduo caminho rumo à final.
JDG X Bilibili Gaming
Em mais uma reedição da final da liga chinesa, a JDG confirmou seu favoritismo e mandou a BLG para a chave inferior dos playoffs do MSI após um 3×0 limpo.
Com um primeiro jogo impecável de Ruler com seu Aphelios, a campeã da LPL abriu o placar na série em um jogo extremamente dominante que se encerrou em menos de 25 minutos.
Já no jogo dois, a Bilibili conseguiu impor mais do seu ritmo e teve um bom early game, avançando o mapa e pegando muitos abates e objetivos. Mas, em uma disputa de Barão tudo mudou com 369 e Ruler trazendo a partida novamente para a JDG, que cresceu novamente e fechou o jogo com direito a triple kill de seu ADC, abrindo vantagem na série.
A terceira e última partida da melhor de 5 foi repleta de tentativas da BLG de parar o jogo da JDG, com roubos de Barão e engages que pareciam certeirod. Mas, Ruler novamente numa partida exemplar, dessa vez com sua tão famosa Zeri, colocou o jogo nas costas e terminou com o AMA 15/2/18, levando a vitória para seu time e classificando-os para a próxima fase da chave superior do campeonato.
Cloud9 x Golden Guardians
A última série da segunda rodada dos playoffs do MSI 2023 foi mais um confronto doméstico, dessa vez com as finalistas da LCS, que resultou em vitória da Cloud9 em um 3×1.
Logo no primeiro jogo da série, Emenes e Berserker foram os caras da equipe e, após um gank cedo no bot, apenas escalaram sua vantagem e terminaram de maneira muito rápida a partida.
Já o jogo dois foi bem mais disputado e controlado por ambas equipes, encaminhado somente a partir de uma teamfight no mid aos 26 minutos e jogadas extremamente criativas do midlaner da C9, Emenes e sua Annie.
O terceiro jogo com certeza foi o mais disputado, pois os solo laners da campeã da LCS não conseguiram criar tantas jogadas e o jungler da GG, River, com seu Khazix pegou muita vantagem no início do jogo. Eles só não contavam com uma jogada milagrosa de Berserker e sua Jinx em uma luta perto da base da Cloud9, salvando temporariamente a equipe.
Mas, o ADC dá e o ADC tira. Após essa play incrível, Berserker resolver dar recall no mid perto de uma parede e foi pego pela Poppy inimiga, entregando a vitória de bandeja para a equipe da Golden Guardians.
No quarto e último jogo da série, a Cloud9 inovou no draft e trouxe uma botlane de Varus e Heimer para pegar pressão na botlane e não deixar a Zeri inimiga escalar, o que funcionou muito bem, abrindo uma vantagem de 10k de ouro e encerrando a partida e a série após uma luta disputando o Dragão Ancião.
Próximos confrontos
Após todas essas partidas do MSI 2023, o chaveamento dos playoffs seguirá o formato:
Chave Inferior
G2 e Bilibili – 16/5
Cloud 9 e GenG – 17/05
Final da chave superior:
T1 e JDG – 18/05