NoOtherLand Banner

Sem Chão | Israelenses teriam linchado e sequestrado diretor do filme sobre Palestina

Hamdan Ballal, codiretor de Sem Chão, vencedor do Oscar 2025, está desaparecido após ser espancado e sequestrado por colonos israelenses.

Ed Rezende
2 Min Ler

Um dos responsáveis pelo filme vencedor do Oscar de 2025, Sem Chão (No Other Land), Hamdan Ballal, está desaparecido após ser espancado e sequestrado por israelenses. A denúncia foi feita pelo co-diretor Yuval Abraham.

“Um grupo de colonos acabou de linchar Hamdan Ballal, codiretor do nosso filme No Other Land”, publicou Abraham no X. “Eles o espancaram, e ele está com ferimentos na cabeça e no estômago, sangrando. Soldados invadiram a ambulância que ele chamou e o levaram. Não há sinal dele desde então.”

De acordo com notícias, dezenas de colonos israelenses, atacaram a vila palestina de Susiya, na área de Masafer Yatta, destruindo propriedades. A informação foi divulgada pelo grupo ativista Centro para a Não Violência Judaica.

O exército israelense afirmou estar investigando o caso, mas não forneceu comentários imediatos.

Hamdan Ballal, de Sem Chão
Ballal

“Não sabemos onde Hamdan está, pois ele foi levado com uma venda nos olhos”, declarou Josh Kimelman, um ativista presente no local, à Associated Press.

Produzido por um coletivo israelense-palestino, No Other Land retrata a vida de uma família palestina na Cisjordânia, cuja casa é destruída pelo governo israelense, forçando-os ao deslocamento. Em meio às adversidades, Adra e Abraham, um jornalista israelense, desenvolvem uma amizade inesperada enquanto documentam a história.

Sem Chão de Hamdan Ballal ganhou o Oscar de Melhor Documentário.

Compartilhe este artigo