O longa-metragem independente “Solanas Explicado às Crianças” celebra as lutas comunitárias e conquista o público, levando prêmios de Melhor Ator, Atriz e Diretor
No último domingo, dia 17 de novembro, o longa-metragem “Solanas Explicado às Crianças”, dirigido por André Queiroz e produzido pela Wallaroo Corp., encerrou sua participação no Festival Cine Santo André com grande sucesso. O filme foi agraciado com cinco prêmios no evento, incluindo o Troféu Cine Santo André de Melhor Filme pelo Júri Popular.
O ator André Ramiro, conhecido por filmes como “Tropa de Elite 1 e 2”, “Intervenção: É proibido morrer” e o recente “Madame Durocher”, levou dois prêmios pelo seu trabalho ao dar vida a Tito – um reflexivo pescador no filme “Solanas Explicado às Crianças”. Ramiro foi premiado com o Troféu Cine Santo André de Melhor Ator pelo Júri Popular e com o Prêmio Ubuntu de Melhor Ator.
Além dele, a atriz Dani Câmara também foi contemplada com o Troféu Cine Santo André de Melhor Atriz pelo Júri Popular por sua firme e emocionante atuação como Ana, uma mãe apreensiva pelo único filho em meio às importantes decisões de uma comunidade.
Já a afiada e elogiada direção de André Queiroz levou o Troféu Cine Santo André de Melhor Direção pelo Júri Popular. Esse é o primeiro longa-metragem totalmente ficcional do diretor, que já havia feito os filmes “El Pueblo Que Falta” (2015) e “Araguaia, Presente!” (2018).
Produzido de forma independente e com baixo orçamento, “Solanas Explicado às Crianças” também é o primeiro longa-metragem da Wallaroo Corp., realizado com extremo cuidado por sua equipe e parceiros em todas as fases da produção. A parceria entre a produtora e o diretor André Queiroz traz uma narrativa que explora temas sociais e culturais, homenageando o cineasta argentino Fernando “Pino” Solanas.
Inspirado pela “suposta” visita de Solanas a uma colônia de pescadores, o longa-metragem entrelaça a luta pela preservação de valores comunitários e o despertar de um jovem, Pino, que busca entender as complexas realidades de sua vila. A trama também revela o esforço coletivo dos pescadores para se protegerem da exploração dos intermediários e agentes externos, em uma história de tradição e união.
Com 79 minutos de duração, o filme destaca as dificuldades e resistências de uma comunidade de pescadores frente às ameaças da mineração ilegal e da pesca industrial. Paulo Guidelly interpreta Pino (personagem esse que, em sua versão criança, é vivido por Drew Montsho), que presencia a luta e a determinação de seus pais, Ana (Dani Câmara) e Tito (André Ramiro), bem como do compadre Jaime (Rollo). A narrativa poética e simbólica valoriza a importância das lideranças comunitárias e a esperança transmitida de geração em geração.
Roteirizado por André Queiroz e Bento Vilela (a partir do argumento de Queiroz), e com a produção executiva de Aimée Borges e Daniel Gravelli, (Responsáveis pela Wallaroo Corp.), o filme aposta em uma estética de realismo poético, diálogos profundos e uma trilha sonora original (produzida por Gaspar Paz e Luiz Pardal) que reforçam o apelo social da história.
“Solanas Explicado às Crianças” é um marco para a produtora Wallaroo Corp. e os produtores Daniel Gravelli, Aimée Borges e André Queiroz. As conquistas do filme em seu primeiro festival, reafirmam a relevância da produção, seu impacto tanto no público quanto na crítica especializada, bem como o compromisso com projetos que provocam reflexão e consciência sobre questões contemporâneas. O Prêmio Ubuntu, especialmente, ressalta a importância da diversidade nas narrativas cinematográficas, colocando o filme como um exemplo de como a arte pode gerar discussões relevantes sobre inclusão e respeito.
Exibido pela primeira vez no Teatro Municipal Maestro Flávio Florence, em Santo André, o longa foi recebido com grande entusiasmo. O público presente destacou a sensibilidade do roteiro, a produção, a força do elenco e a direção. O Festival aconteceu entre os dias 14 e 17 de novembro.
As próximas exibições especiais do filme já estão marcadas para Vitória, Rio de Janeiro e Niterói.
Sobre o diretor | André Queiroz
André Queiroz é diretor, roteirista e produtor. Vem trabalhando no cinema há cerca de treze anos. Escreveu e produziu a série em 12 episódios: “Foucault Loucura Desrazão” (inédita). Direção: Eryk Rocha. Montagem: Renato Vallone. Escreveu, produziu e co-dirigiu com Arthur Moura os longa-metragens “El Pueblo Que Falta” (2015) e “Araguaia, Presente!” (2018). Escreveu, produziu e dirigiu o curta “João Parapeito” (2024) junto a Dourado Produtores. Como roteirista, escreveu os roteiros dos seguintes longa-metragens ficcionais: “Onde Tudo ia Morrendo” (2022), junto a Bento Vilela; e “Maria dos Anjos” (2024).
“Solanas Explicado às Crianças” é seu primeiro longa-metragem inteiramente ficcional. Nele, André Queiroz escreveu argumento e roteiro, este em parceria com Bento Vilela, além de trabalhar na produção e assinar a sua direção.
André Queiroz é escritor e ensaísta. Professor Titular no Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (Uff).
Sobre a produtora | Wallaroo Corp.
A Wallaroo Corp. é uma produtora multiplataforma fundada há 10 anos pelos produtores Daniel Gravelli e Aimée Borges. Desde então, a produtora se consolidou no mercado com a missão de oferecer soluções criativas e inovadoras para cada etapa de produção. Focada em pensar fora da caixa, a Wallaroo busca atender às necessidades de comunicação de um mercado cada vez mais exigente, conectando-se de maneira assertiva com diversos públicos e segmentos.
Com mais de 60 produções realizadas e uma gama de novos projetos em desenvolvimento, a Wallaroo Corp. conta com uma equipe de profissionais especializados, pronta para atuar tanto no Brasil quanto no exterior. Com um portfólio que abrange desde filmes e séries até campanhas publicitárias e produções digitais, a Wallaroo continua a expandir sua presença e reputação, sempre priorizando a qualidade e a inovação em cada projeto.
Ficha Técnica
REALIZAÇÃO
Wallaroo corp.
em parceria com André Queiroz
em associação com Mad Produções
ELENCO
Elenco Principal:
André Ramiro (Tito)
Dani Câmara (Ana);
Paulo Guidelly (Pino Adulto);
Rollo (Jaime);
Drew Montsho (Pino Criança)
Elenco Participações:
Ana Vitória (Pescadora)
Wallace Frecceiro (Pescador 1)
Dan Andrade (Pescador 2)
Sergio da Silva (Pescador 3)
Mauro de Souza Freitas (Pescador 4)
DIREÇÃO
Diretor: André Queiroz
1ª Assistente de direção: Rejane Neves
2º Assistente de direção: Pedro Guedes
Continuísta: Algrin David
Claquetista: Pedro Guedes
ROTEIRO
Roteiristas: André Queiroz e Bento Vilela
Pesquisadores: André Queiroz, Bento Vilela, Gustavo Santos, Matheus Leibao, Paulo Victor de Oliveira
PRODUÇÃO
Produção Executiva: Aimée Borges e Daniel Gravelli
Produtores: Daniel Gravelli, Aimée Borges e André Queiroz
Diretor de Produção: Daniel Gravelli
Produtora de Set: Amanda Moura
Coordenador de Produção: Dan Andrade e Rodrigo Chinchio
Produtores Associados: Luiz Mad, Bruno Monteiro e Maria Marta
Produção de elenco: André Queiroz
Assistente de produção Executiva: Carol Luna e Paulo Victor de Oliveira
Assistente de produção: Algrin David, Charles Roberto, Letícia Pierre, Mari Ferreira, Marcel Sequeira, Wallace Frecceiro
FOTOGRAFIA
Diretores de Fotografia: Luiz Mad e Ian Cheibub
Cinegrafista: Luiz Mad, Bruno Monteiro e Ian Cheibub
Assistente de Câmera: Charles Roberto
Cinegrafista Drone: Charles Roberto
Operador de Ronin: Luiz Mad
Fotografia Still: Mari Ferreira e Carol Luna
ARTE
Diretora de Arte: Amanda Lebeis
Assistentes de Arte: Isadora Nogueira e Ana Vitória
Figurinista: Amanda Lebeis
Assistente de Figurino: Ana Vitória e Isadora Nogueira
Arte e Ilustrações: Erika Mariano
Maquiagem e cabelo: Gleicy Favacho
SOM
Técnico de Som Direto: André Cavallo
Assistente de Som Direto: Algrin David
COMUNICAÇÃO E MARKETING
Assessoria e Marketing: WooMaxx
Fotografia de Cartaz: Carol Luna
EDIÇÃO DE SOM E MIXAGEM
Editor de som e mixador: Cesar Trindade
Mixagem de Trilha Sonora: Jacinto Kawage, Daniel Tapia e Marcio Cavalca
Música: Gaspar Paz e Luiz Pardal
EDIÇÃO E FINALIZAÇÃO
Produtor de Finalização: Daniel Gravelli
Editor: Luiz Mad
Assistente de Edição: Caroline Belo e Gabriel Barge
Designer de Créditos: Gabriel Barge e Lucas Maia Carneiro
Legendagem: Bernardo Gois, Gabriel Barge e Angelo Ribeiro
Efeitos Visuais: Lucas Maia Carneiro
Finalização: Lucas Maia Carneiro e Adalberto Fritto Junior
Este Filme tem o Apoio da
FAPERJ
UFF
IACS
Centro de Artes UFF