Jim Ryan, o então ex-presidente da divisão PlayStation na Sony, planejava investir fortemente em jogos como serviço. No entanto, esse plano parece estar em risco, devido à resistência de certos estúdios da empresa.
Segundo o jornalista Jason Schreier (via Bloomberg), os estúdios da Sony se sentem desconfortáveis com a ideia de jogos como serviço. Isso porque a maioria deles se especializou em jogos single-player, com narrativas cinematográficas.
Isso não quer dizer que os jogos para um jogador devam desaparecer, mas sim que vão ter que compartilhar o orçamento e o mercado com jogos de serviço, que normalmente têm uma longa duração, considerando que um jogo para um jogador é uma experiência concentrada em apenas um título.
Além disso, segundo o Jason Schreier, a Naughty Dog (The Last of Us), Insomniac (Spider-Man) e Guerrilla Games (Horizon), seriam editoras que fazem parte dessa estratégia que o Ryan teria prometido como jogos “com escalas e gêneros diferentes”.
Ainda é cedo para dizer se os planos de Jim Ryan serão abandonados. No entanto, a resistência dos estúdios da Sony é um obstáculo significativo, já que jogos como serviço são “mais difíceis de criar”, pois requer uma fórmula.
Sony tem um desafio a frente
A companhia japonesa prometeu pelo menos 10 jogos de serviço até 2026. Entretanto, enfrenta uma série de desafios, incluindo a resistência de estúdios, lançamentos rápidos e a pouca rentabilidade desse tipo de negócio.