Call of Duty Warzone 2 Modern Warfare 3

Sony teme ascenção do Xbox pós-aquisição da Activision

Informações vazadas da Insomniac revelam preocupação da Sony com o seu "rival" e possível estratégia de resposta. Saiba mais.

Kdoo Spiller
Kdoo Spiller
Publicitário, designer gráfico e nas horas vagas um entusiasta de filmes, séries, animes, tokusatsus e HQ's desde os anos 90... Sem essa de Marvete ou DCnauta:...


Durante todo o longo processo de aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft, a Sony expressou descontentamento com o negócio em diferentes momentos. Entretanto, os documentos vazados da Insomniac nesta semana revelam que a gigante japonesa está preocupada com um possível avanço do Xbox e está debatendo estratégias de resposta, antecipando potenciais impactos no PlayStation Plus.

- Anúncios -

Os documentos, que foram vazados na última terça-feira (19), incluem uma apresentação de slides onde a Sony descreve a aquisição como um momento de ascenção em potencial da concorrente, prevendo que ela possa assumir a liderança do mercado.

Dentre as principais preocupações, está o uso da franquia Call of Duty pela Microsoft para “prejudicar e ameaçar os mercados de console e serviços de assinatura de jogos”. Isso seria especialmente uma “enorme ameaça para o PS Plus”.

- Anúncios -
Call of Duty: Modern Warfare III

A empresa também destaca o investimento de Phil Spencer e sua equipe no mercado mobile como um risco, pois representa um potencial “salto sob nossos pilares atuais”, que “já estão datados e ficaram para trás pela concorrência”.

Quanto às vantagens adquiridas pelo Xbox, os slides indicam que “a Activision oferece um valor estratégico incrível para jogos de serviço e multiplayer, com a adição da loja mobile e de PC (Battle.net)”, analisa a Sony.

Como uma possível resposta, as informações vazadas mencionam a necessidade de “expansão” por parte do PlayStation, sem esclarecer se isso envolve aquisições ou não. A empresa, no entanto, destaca a importância de manter seu modelo atual de negócios, com as vendas de jogos premium como abordagem central de marketing.

- Anúncios -

Já em relação ao seu serviço de assinatura de jogos, a Sony a descreve como “perfeito” como “inatingível”, indicando a manutenção da desaprovação dos lançamentos simultâneos vistos no rival Game Pass. Para sustentar o ponto, a empresa afirma que a expectativa de jogos premium gratuitos cria um modelo “insustentável”, no qual as taxas de assinatura não cobrem o investimento. Assim, se percebe que o plano da Sony é manter o modelo atual do PS Plus.

A Sony não comentou sobre as informações vazadas.