A GSC Game World divulgou a nota de adiamento de Stalker 2: Heart of Chornobyl para 2023 durante a Xbox Bethesda Showcase, devido ao conflito armado que acontece na Ucrânia, sede da empresa (Via EuroGamer)
Em um vídeo publicado dia 14 de junho, na conta oficial do Youtube da empresa, foi mostrado um compilado de imagens do antes e depois da equipe de desenvolvedores e da própria sede durante os ataques militares promovidos pela Russia afetarem o seu trabalho.
Podemos ver as mudanças que toda a empresa sofreu, funcionários fugiram do país, outros estão em casas distantes do centro com o mínimo de pertences e alguns até foram convocados para combater nas linhas de frente.
Alguns empregados da GSC estão procurando por parentes desaparecidos em meio ao caos que a Ucrânia vive, com esperança de poder reunir a família novamente. Apesar de toda dura realidade vivida por eles, a empresa segue empenhada em finalizar o jogo da melhor maneira possível, mesmo estando nestas condições emergenciais.
Com o adiamento para 2023 a ideia é que o conflito tenha um fim ainda esse ano para que o trabalho possa ser retomado. A desenvolvedora também lançou um novo trailer do jogo.
Stalker 2: Heart of Chornobyl será um jogo de tiro em primeira pessoa de terror e sobrevivência onde o jogador terá que visitar a região devastada pelo acidente nuclear de Chernobyl e investigar atividades paranormais que estão acontecendo por lá.
Ele será o quarto jogo da franquia, que começou em 2009 com S.T.A.L.K.E.R: Call of Pripyat, desenvolvido desde o começo pela GSC Game World.