Dia 4 de maio foi comemorado o “Dia do Star Wars” (ou “Dia da Força”) pelos fãs da Saga. Já pensou conseguir fazer um filme, ou uma franquia, se tornar tão famoso e tão querido que há um dia de comemoração só sobre ele?
Pois é, Star Wars conseguiu. Star Wars foi inovador desde seu início. Apesar de sua jornada clássica do herói, inovou em diversos outros elementos que impactaram na indústria cinematográfica e são fonte de inspiração e influência até hoje.
Desde o figurino, até a ambientação, os efeitos especiais e a trilha sonora, a saga conseguiu criar um conjunto harmonioso que a tornou única. O penteado da Princesa Leia, as armas dos Jedi, famosos sabres de luz, e a música tema do vilão, são só alguns exemplos do quanto isso se tornou inconfundível e causou um impacto gigantesco na cultura.
Não é à toa que hoje existem inúmeros parques temáticos dedicados a este universo, lembrando também que a Disney anunciou o lançamento de um hotel de luxo e, mais recentemente, um sabre de luz realista.
A popularidade da saga é tanta, e a devoção de seus fãs maior ainda. Um exemplo disso é o resultado do PetCenso realizado pela Petlove e Dog Hero, que constatou os nomes mais comuns de pets inspirados na franquia. Em primeiro lugar, claro, temos Luke, logo seguido de Leia. Na sequência vem Chewie, Yoda, Anakin, Darth Vader, Padmé, Obi, Kylo e Han.
Além disso, na época em que o primeiro filme foi lançado, não era comum haver sequências, algo absurdo de se pensar considerando os inúmeros produtos e obras que temos hoje sobre Star Wars. Não só a trilogia inicial inicada em 1977 foi um sucesso, como rendeu outras duas (lançadas em 1999 e 2015), diversos filmes derivados como Han Solo e Rogue One e, hoje, séries baseadas nos personagens e universo criados por George Lucas, a exemplo de Mandalorian.
Sem dúvidas, Star Wars moldou não só o rumo da indústria cinematográfica mas também a cultura nerd e os fandoms. Lembrando que a saga completa e todos os seus produtos derivados estão disponíveis no Disney Plus.