E Patty Jenkins está desenvolvendo novamente Star Wars: Rogue Squadron, filme que anteriormente foi descartado pela Lucasfilm. Segundo a própria cineasta, a decisão de voltar ao longa se deve ao cancelamento de Mulher-Maravilha 3, que devido ao reboot planejado pelo DC Studios para os cinemas, não será realizado.
“Quando eu saí de Star Wars para começar a trabalhar em Mulher-Maravilha 3, minha ideia era ‘talvez eu volte para Star Wars depois de Mulher-Maravilha 3,’ então começamos a negociar para isso”, explicou Jenkins no podcast Talking Pictures (via Variety). “Quando Mulher-Maravilha 3 foi cancelado, tanto a Lucasfilm quanto eu pensamos ‘precisamos concluir essa negociação.’ Fechamos um acordo pouco antes do início da greve, então agora estou comprometida a escrever um roteiro de Star Wars para eles. Vamos ver o que acontece em seguida. Quem sabe.”
Pela declaração da diretora, o acordo firmado com o estúdio – que não se pronunciou até o momento – parece ser para uma nova versão do roteiro de Rogue Squadron. Entretanto, ainda é cedo para dizer que a produção será efetivamente levada adiante.
Originalmente, Rogue Squadron estava programado para ser lançado em dezembro de 2023. No entanto, as filmagens do filme foram adiadas indefinidamente em novembro de 2021 devido a conflitos de agenda com Patty Jenkins e, posteriormente, foi removido completamente do calendário da Disney, apesar das afirmações de Jenkins de que o projeto ainda estava em desenvolvimento – veja abaixo o anúncio feito na época.
A trama exploraria os pilotos de X-Wings do famoso esquadrão que empresta seu nome ao filme. Embora não haja detalhes sobre o elenco ou enredo, estava previsto para ser lançado nos cinemas em 22 de dezembro de 2023, com roteiro assinado por Matthew Robinson (Amor e Monstros).
Atualmente, o próximo filme de Star Wars será The Mandalorian & Grogu, que será dirigido por Jon Favreau (Homem de Ferro; O Rei Leão) e que continuará a história da popular série do Disney+. O astro Pedro Pascal reprisará o papel do mandaloriano Din Djarin, ao lado de Grogu, mais conhecido como ‘Baby Yoda’.