Starfield foi comparado com o jogo No Man’s Sky quando foi anunciado, justamente pela capacidade que esperava possuir de exploração de planetas e espaços, mas não sera bem assim não.
Segundo o diretor do game, Todd Howard, Starfield não será como No Man’s Sky que permitia e até incentivava este habito, para ele isso iria requerer um grande trabalho de engenharia, e que tão possibilidade não seria importante para que os jogadores tivessem (Via IGN).
“As pessoas perguntaram: ‘Você pode voar com a nave direto para o planeta?’ Não. Decidimos no início do projeto que a superfície é uma realidade, e então quando você está no espaço é outra realidade.”
Todd Howard, diretor de Starfield.
Howard viu uma necessidade diferente de Starfield, explicando que o tempo gasto para fazer esse recurso funcionar não oferecia a recompensa que a equipe estava procurando em termos de qualidade:
“Se você tentar realmente gastar muito tempo projetando o meio-termo, como essa transição, você está apenas gastando muito tempo [em algo] que realmente não é tão importante para o jogador. Então, vamos ter certeza de que é incrível quando você está na superfície e incrível quando está no espaço, e essas realidades parecem e funcionam tão bem quanto poderiam ser.”
Como foi falado durante a apresentação de domingo, o game da Bethesda contará com mais de 1.000 planetas para pousar e explorar, um dos quais pode ser a Terra.