A Netflix divulgou todos os títulos dos episódios da quinta e última temporada de Stranger Things, e eles já estão gerando várias teorias entre os fãs da série.
Uma das suposições mais intrigantes envolve o personagem favorito dos fãs, Eddie Munson (interpretado por Joseph Quinn). Após sua morte prematura na 4ª temporada, os espectadores esperam um possível retorno surpresa.
A teoria mais popular gira em torno do título do sexto episódio, nomeado de “Escape From Camazotz”. Em um fórum do Reddit, um usuário compartilhou sua teoria sobre o que esse título pode significar. Ele escreveu: “Então podemos ver que o episódio 6 é intitulado ‘Escape From Camazots’ e Camazots é uma criatura deus morcego da morte na mitologia maia. Isso poderia estar sugerindo Eddie, que foi consumido por demobats e pode ter se transformado mais tarde em Camazots?”
Apesar do retorno de Eddie ser improvável, ele não está totalmente fora de cogitação. Tanto os irmãos Duffer, criadores da série, quanto o ator Joseph Quinn, têm mantido segredo até agora. Em séries como Stranger Things, é comum coisas estranhas acontecerem, o que deixa os fãs preparados para reviravoltas no último capítulo da história.
A referência a Camazotz fica ainda mais intrigante, pois o deus morcego é um vilão em Dungeons and Dragons, universo no qual Stranger Things usa como sua fonte de maior inspiração. Nesse universo, Camazotz é uma entidade obscura conhecida como o “deus Olman dos morcegos”, com ligações ao submundo. Ele se apresenta como uma figura híbrida durante o jogo, sendo parte morcego e homem, o que remete à morte de Eddie, atacada pelos demobats.
No entanto, há quem intérprete Camazotz de forma diferente. Outro fã apontou que o título pode fazer referência ao planeta Camazotz, o livro Uma Dobra no Tempo, romance de Madeleine L’Engle. No romance, o planeta é governado por um sistema de controle mental que mantém seus habitantes sob vigilância constante, algo que poderia se encaixar perfeitamente no enredo de Stranger Things.
Essa última é a mais provável, já que a sala de roteiristas de Stranger Things postou uma referência ao livro X (antigo Twitter) em abril de 2023, indicando que a obra tem alguma conexão com a trama da temporada final.