RESUMO: Sundered é um jogo estilo Replayed Metroidvania com toques de horror produzido pela Thunder Lotus -a mesma do elogiadíssimo Jotun- todo desenhado a mão. Tem um um ar ao mesmo tempo belo e macabro.
Na trama você joga com Eshe,uma andarilha que luta pela sua própria sobrevivência e sanidade; conforme você avança, consegue habilidades que aumentam bastante o seu poder, e relíquias corrompidas dão um poder que auxiliam de forma única contra os chefes do jogo, porém ao custo da humanidade da personagem Eshe, que pode escolher entre usá-las ou não.
No jogo você irá morrer muitas e muitas vezes, porém diferente de jogos da saga Souls por exemplo, a morte não é punitiva, ela é necessária, pois a cada morte você pode melhorar um pouco mais sua personagem e na próxima tentativa, talvez, ir um pouco mais longe.
Conforme você avança e desbloqueia habilidades, o jogo vai se tornando bem mais interessante; o início é extremamente lento e monótono, onde você enfrenta os mesmos inimigos inúmeras vezes apenas para conseguir avançar algumas salas na trama.
O game consiste em um mapa de bom tamanho, com várias salas, onde para entrar muitas vezes você precisa de um poder ou item, além de muitas batalhas com inimigos bem repetitivos no princípio; porém no decorrer do jogo vão surgindo cada vez mais ameaças diferentes e desafiadoras. É o típico jogo que pode desestimular alguns jogadores no começo, mas se der uma chance e persistir será recompensado com algumas batalhas épicas contra chefes absurdos, como o estúdio já havia mostrado que sabia fazer no jogo anterior. Logo não desista e você terá sua recompensa.
O jogo duran dependendo das suas habilidades e persistência, uma média de 10 horas, possui múltiplos finais, o que estende consideravelmente o gameplay. A trilha sonora é muito boa, dando o clima certo para o jogo, mas sem comprometer querendo se sobressair; os efeitos sonoros são ótimos, dando ao jogo um certo toque de obra de arte, ao juntar os belos gráficos a mão e os efeitos sonoros.
O ponto mais fraco fica para um dos fatores mais cruciais; a trama do jogo é bem rasa no começo, com apenas uma voz-deus que lhe guia pelo labirinto dando poucas informações, você não sabe quem você é, que mundo é esse, por que está lutando, tudo apenas vai acontecendo e somente mais para frente você tem uma real noção da história, como no início essas interações são raras, muitos jogadores podem desistir por não entender o que ocorre no jogo. A vantagem é ter legenda em português do Brasil, logo quem não entende inglês não terá problema para compreender.
Talvez se houvesse mais diálogos e uma cut-scene da personagem principal explicando um pouco mais seu passado e objetivos logo de cara, isso fosse resolvido, dando a tudo uma profundidade maior, porém após terminar o jogo, já se tem uma boa ideia de todo o contexto; com os múltiplos finais isso dá ainda mais conteúdo, porém é uma pena demorar tanto para acontecer.
ANÁLISE FINAL: Sundered é um bom jogo, porém não é para todos. Se você não curte jogos com começos lentos, muitas mortes, batalhas difíceis, além de uma certa estratégia em conseguir os objetivos do jogo, seja nas batalhas, em se guiar pelo mapa, ou em escolher as habilidades que você precisa, esse jogo com certeza não seria o ideal para você, agora se você é fã dos jogos old-school de consoles como NES, SNES e não larga nenhum jogo até terminá-lo por completo para ter aquele gosto especial, Sundered com certeza foi feito sob medida para você.