O próximo filme de super heróis da DC e muito esperado diga-se de passagem, Superman vs Batman – A Origem da Justiça teve seu trailer vazado neste dia 17/04/2015. Mas não foi bem assim tão simples.
Inicialmente a Warner divulgou um teaser de 20 segundos com algumas das cenas mostradas lá na Comic Con 2014 e deveria ser suficiente para os fãs até o lançamento do trailer que deveria se dar dia 20/04. Deveria. Poucas horas depois, a Disney lançaria o trailer de Star Wars: O Despertar da Força e isso deixaria BVS em segundo plano se não terceiro, pois estamos também há poucos dias do lançamento de Os Vingadores – Era de Ultron no qual sempre temos algum jornalista ou blogueiro divulgando spoillers do filme atualmente.
Assim, passadas mais algumas horas após o trailer de Star Wars, caiu na net um trailer de BVS com cerca de dois minutos e então se concluiu que o trailer tinha sim vazado. Na minha opinião foi uma jogada da Warner para tentar dar mais enfoque ao seu filme dos Melhores do Mundo que ficou obscurecido pelo lado negro da Força.
Mas e o trailer é bom? Empolga? Faz a gente torcer logo para chegar 2016? Creio que não, mas deixa curioso e visa fazer a alegria dos fãs de HQs. Estamos falando de mais um filme do Zack Snyder então espere as cenas épicas dos quadrinhos lá junto com um tom mais sombrio e algo que nunca foi trabalhado em filmes ou séries de TV do Superman antes: o conflito de opiniões divergentes que o Kal-El causa entre a humanidade sendo visto desde um salvador, um messias até um alienígena indesejado em nosso planeta, ás vezes até sendo levado para o lado mais religioso que o Super carrega consigo. E não pude deixar de me lembrar da série Pelo Amanhã de Brian Azzarello e Jim Lee ou claro da magnífica Reino do Amanhã de Mark Waid e Alex Ross.
Muito CG e nada de Mulher Maravilha, Aquaman ou Lex Luthor ainda nas imagens. Só Henry Cavill e Ben Afleck com um aparente motivo para a entrada do morcego na trama e ainda um diálogo que faz com que fique no ar a tensão entre os dois personagens prestes a protagonizar uma das cenas mais canônicas das HQs feitas por Frank Miller em Cavaleiro das Trevas.
Confira o trailer aí
E o leitor pode vir e insistir em me perguntar: deu certo esse trailer, afinal de contas?
Muito provavelmente não. Não que este trailer tenha sido fraco, afinal os trailers da DC não costumam mostrar muito dos filmes, até por que todos estão curiosos, Man of Steel também não mostrou muita coisa e a Warner não faz trailer que confunda a platéia ( algo que a Casa das Idéias + Disney adoram fazer em seus trailers desde Homem de Ferro 3).
Mas é fato que a data escolhida não foi muito interessante para este lançamento. Estamos as vésperas do lançamento do filme mais esperado por fãs de hqs, Vingadores Era de Ultron e desde que a Disney fez as sessões de avaliação para a imprensa ver o filme, sempre tem chovido um ou outro detalhe que instiga o internauta a ler mais e mais sobre o assunto, fora vários trailers, edições de trailers em ordem cronológica e etc e tal. Aqui no Brasil nem se fala, já que Vingadores vai estrear uma semana antes do que nos EUA.
Temos Star Wars mais um filme esperadíssimo pelos fãs de cinema. Talvez a hora de uma campanha mais maciça de divulgação de BVS pudesse ser em julho aonde a maioria dos blockbusters de 2015 já teria sido lançada e a disputa estaria talvez disputando em curiosidade só com Capitão América 3 ( o filme que na verdade corre o risco de ser lançado na mesma época, sabe-se lá se a Marvel muda planos) e não com um filme que todo mundo quer saber dele agora, mas que daqui há dois , três meses já vai ter se dissipado na memória dos fãs.
Um dos motivos para se falar ás vezes tão mal deste trailer taxando-o de fraco é que existe hoje muito fan boy e tem gente que na verdade estava esperando o trailer só para esculachar mesmo, por incrível que pareça. Muita filha da putice que tem gente que além tem como passatempo acompanhar os rumos da DC/Warner para única e exclusivamente falar mal a fim de dignificar os filmes da Marvel. Como se precisasse. São filmes diferentes com tons diferentes. A Marvel curte mais ação – pastelão, enquanto DC aposta no tom mais sombrio e imprevisível. nem cena pós crédito a Warner tem adotado em seus filmes para não dizer que está copiando a Marvel. aplaudo a iniciativa de criar um próprio caminho em sua estratégia de cinema com seus personagens. Nada contra críticas construtivas ( tenho minhas ressalvas sobre filmes da Marvel e da DC também, muitas por sinal) mas dá para notar aonde é jornalismo e aonde é um fã travestido .
No final, O trailer de BVS é interessante por termos um vislumbre do tipo de rumo que a história vai tomar mesmo que pouco, porém já deixa óbvio que algo inédito será feito com os maiores heróis da DC, senão dos quadrinhos.
“Você sangra?” Ainda escutaremos muito isso.