Connect with us

séries

#TBT das séries – Arquivo X

Pamy

Published

on

LOJA DC 4

Olá terráqueos!

Começamos hoje com a nossa nova coluna semanal, o #TBT das séries! A cada semana eu vou trazer uma série já encerrada ou cancelada pra lembrar a vocês das séries que foram maravilhosas durante suas temporadas!

A série de hoje é a minha favorita (a ponto de eu ter uma frase tatuada e ter tido um discurso na minha formatura), Arquivo-X!

Arquivo-X foi a primeira série que eu me lembro de assistir (toda errada escondida da minha mãe haha), estreou em 1993, indo até 2002, para depois voltar com duas (até agora) temporadas em estilo revival, além de dois filmes complementando a história.

A série fala de uma dupla de agentes do FBI que investigavam os ditos Arquivos X, casos que ninguém mais queria investigar que possuíam um pano de fundo sobrenatural ou de difícil explicação. Scully e Mulder formaram o que hoje já é clichê na maioria das séries de investigação , um muito crédulo e imaginativo e o outro questionador, científico e sempre precisando de evidências concretas. Essa fórmula de sucesso foi reproduzida inúmeras vezes, em Bones e Castle por exemplo.

Com uma química nunca vista antes, Dana Scully e Fox Mulder foram praticamente o primeiro shipper de toda uma geração. Um casal totalmente oposto entre si, porém perfeitos um para o outro. E foi brincando com essa dinâmica a série se manteve no ar, além de dar origem a toda uma cultura de fan fictions que até hoje são lidas e relidas por seus fãs. E sem duvida nenhuma a maneira como criamos nomes de casais hoje em dia veio do fracasso do nome MSR- Mulder and Scully romance, porque meu Deus, que nome sem criatividade os fãs deram.

A série passou por altos e baixos, mas sempre com um público extremamente fiel que assistia a episódios muito muito ruins a ponto de serem hilários, mas que acabaram virando parte da cultura eXcer.

O episódio “Hollywood D.C.” é um perfeito exemplo de um episódio tão ruim, mas tão ruim…. que é maravilhoso!

Recentemente, a série ganhou um filme e duas temporadas extras, com os personagens originais e histórias novas mantendo sua fórmula tradicional de sucesso como os monstros da semana e a sempre existente tensão sexual entre nosso casal principal a ponto de termos vontade de trancar os dois em um quarto para resolverem logo isso!

As temporadas do revival foram um sucesso, o que me faz acreditar que teremos talvez uma terceira, uma quarta… sonhar não custa nada, não é? Apesar de saber que há uma dificuldade de diálogo entre a produção e os atores, pois Gillian Anderson (intérprete de Scully) teve de lutar bravamente para ganhar o mesmo que seu co-star, David Duchovny. A desigualdade salarial entre os dois era absurda, sendo os dois as estrelas do show e trabalhando igualmente (mas isso é papo pra outro artigo).

A série possui bordões, pequenas nomenclaturas, trilha sonora e imagens características que são referenciados até hoje em séries de sucesso! Minha recomendação pra essa quinta feira é que vocês assistam ao menos um episódio de Arquivo X. Para entenderem como a série ainda é um sucesso mesmo depois de seu término oficial.

Afinal de contas, como você vai entender todas as piadas que são feitas em nome de Mulder e Scully dentro até mesmo de Os Simpsons e Stranger Things?

Por fim, continuemos acreditando que a verdade está lá fora! E até semana que vem!

(Imagens: reprodução Fox Studios)

Pamy on FacebookPamy on InstagramPamy on Twitter
Pamy
Psicóloga, aspirante a poledancer, a blogueira, a modelo e seriemaníaca certificada. Also Agente Especial do FBI formada por Arquivo-X.