O sorteio da fase de entrada acaba de ser sorteado, dia 12 de setembro, às 9H (Brasília). O time brasileiro mais promissor do ano, Team One, foi o quarto sorteado caindo no grupo b, junto com Cloud 9 e Dire Wolves. A Team One já tinha sua vaga no torneio garantida após ser campeão brasileiro, desbancando a bicampeã paiN Gaming.
As regras para o sorteio da fase de entrada foram pré estabelecidas pela Riot Games, foram 12 times para serem divididos entre 4 grupos. Os times foram separados em 3 potes.
O pote 1 era composto por times seed 3 das regiões mais fortes, América do Norte, Europa, Coréia do Sul e China; o segundo pote tinham os campeões de regiões consideradas mais fortes do antigo WildCard e seed 2 do sudeste asiático; o terceiro e último pote foram os campeões das regiões consideradas mais fracas também do antigo WildCard.
Pote 1: Team WE (LPL), Hong Kong Attitude (LMS), Cloud9 (LCS NA) e Fnatic (LCS EU).
Pote 2: Team One (CBLoL), Gambit (LCL), 1907 Fenerbahçe (TCL) e Young Generation (#2 GPL)
Pote 3: Kaos Latin Gamers (CLS), Lyon Gaming (LLN), Rampage (LJL) e Dire Wolves (OPL)
Os outros grupos também já foram sorteados e foi assim que ficou:
Grupo A: World Elite (LPL), Gambit Gaming (LCL) e Lyon Gaming (LLN)
Grupo B: Cloud 9 (NA), Team One (CBLOL) e Dires Wolves (OPL)
Grupo C: Fnatic (LCS EU), Young Generation (GPL) e Kaos Latin Gamers (CLS)
Grupo D: Hong Kong Attitude (LMS), Fenerbahçe (TCL) e Rampage (LJL)
A fase de entrada do campeonato mundial vai funcionar de que forma?
Os times se enfrentarão em uma MD1 ida e volta, contra os oponentes de seu grupo na primeira fase da competição. Ao fim, os dois melhores passam para a segunda fase, onde as primeiras chaves de cada grupo serão sorteadas para jogar contra as segundas chaves das outras equipes. A segunda rodada será disputada em uma MD5 valendo as quatro vagas disponíveis para a Fase de Grupos do Mundial.