VGJ.Storm avança como primeiro colocado do grupo B e Team Liquid do grupo A, e escolhem entre o 3º ou 4º lugar do outro grupo para enfrentar no evento principal.
paiN Gaming (Grupo B) é o primeiro eliminado do The International 2018. Team Serenity avança para o evento principal.
Winstrike e iG jogaram uma melhor de 3 para o desempate do grupo A, e decidir quem seria eliminado. iG eliminada e Winstrike avança para o evento principal.
VGJ.Storm tem problemas após a desenvolvedora do jogo (Valve) descobrir que a mesma utilizou dois coachs durante o draft, o time alega que a organizadora do evento (PGL) respondeu que não se importaria, porém a desenvolvedora alega que deixou claro nas regras que, durante o draft, apenas os 5 jogadores e 1 coach são permitidos dentro da sala. Como punição na primeira série de jogos a equipe não poderá usar nenhum coach durante o draft e receberá penalidade de tempo durante o draft.
Empate entre 3 times no 4º lugar da tabela do grupo B, Team Secret / Newbee / OpTic Gaming. Decidiram em jogos melhor de 1 quem ficaria na chave dos vencedores. E OpTic Gaming avança para a chave dos vencedores deixando o penúltimo lugar do dia anterior.