Após o lançamento do trailer da 2ª temporada de The Last of Us, alguns fãs ficaram intrigados com algumas cenas que mostraram o retorno dos esporos na série. Em um painel na SXSW 2025, os produtores Craig Mazin e Neil Druckmann confirmaram a volta dos esporos, por conta de seu “efeito dramático”.
Para aqueles que nunca jogaram os títulos da saga, os esporos são uma forma do Cordyceps, um vírus que infecta os seres humanos através do ar por meio de partículas de esporos, algo que é explorado pela Naughty Dog em sua franquia. Na primeira temporada, o vírus era mostrado como galhos/tentáculos, algo que gerou reclamações nas redes sociais.
Os showrunners explicaram o retorno dos esporos no painel, afirmando que há uma razão dramática, o mesmo fator utilizado nos games da saga da Naughty Dog, que contribuirá para os eventos mais tensos da trama.
Druckmann mencionou que os tentáculos utilizados na primeira temporada eram uma adição nova, mas no novo trailer, os fãs verão cenas com “coisas no ar”. Craig Mazin ressaltou na entrevista que “os esporos estão de volta.” O produtor e criador da franquia, Druckmann, elaborou que “tudo tem que ser drama” e “tinha que haver uma razão dramática para introduzi-lo agora, e há.”