The Last of Us é um dos games mais premiados de todos os tempos, sendo assim a HBO Max tinha uma grande missão em mãos ao fazer a adaptação do game para as telas do serviço de streaming.
A HBO Max Brasil realizou uma coletiva de imprensa com o elenco e produtores da série que estreia em janeiro do ano que vem.
O roteirista do Neil Druckmann, que também esteve no roteiro do game para PlayStation abordou sobre porque as adaptações anteriores erraram e porque com The Last of Us seria diferente.
“Eu acho que as adaptações de jogos erraram porque tentaram replicar a jogabilidade, nós não. Nós não replicamos isso em The Last of Us, o que fazemos é se inspirar na história e nos personagens que a criam, a gente vai mais longe, a gente mostra mais, nós damos uma experiência completa do que é assistir o jogo além do que foi visto”
Neil Druckmann

O ator, Pedro Pascal também falou sobre como foi a adaptação do game The Last of Us para a HBO Max. “É fascinante pra mim e pra todos principalmente estar perto de pessoas que estiveram na adaptação original (o jogo). É diferente de tudo que já trabalhamos, mas foi ótimo para aprender, MUITO! É como se todos estivéssemos criando uma vida nova juntos, algo novo”
A atriz, Merle Dandridge também revelou como foi complicado para ela reinventar uma personagem, ela faz Marlene na série, e teve que descontruir a personagem para que pudesse reinventá-la.
“Foi desafiador! Eu tive que esquecer muitas coisas que eu já conhecia sobre Marlene, sabe? É como se eu olhasse por outro ponto de vista e contexto no mesmo mundo. Como colocaríamos pontos surreais em um mundo mais… real? Foi maravilhoso poder explorar o mesmo personagem em dois contextos diferentes… assustador e maravilhoso! Eu participei do jogo e da série e posso dar uma certeza pra vocês: eles conseguiram fazer algo incrível! Eu chorei em várias cenas e nem sou chorona! Ir pro set e conhecer Ellie e Joel em pessoa, eu me senti emocionada demais…”
Bella Ramsey completou
“Eu entendo que quando você joga, você está imerso ali, é como se você não só convivesse, mas é como se você fosse essa pessoa, você cria apego. Eu sei que todos que jogaram estão preocupados, mas acho que nós fizemos um bom trabalho. Não estou preocupada”
Bella Ramsey

Sobre o medo de modificarem a série a ponto de não se saber que veio de um jogo e isso desagradar o público o roteirista disse.
“As pessoas me perguntam porque eu quis adaptar essa história para série porque eu teoricamente só teria a perder já que a história é maravilhosa e já entregava tudo! Eu vejo de uma maneira diferente, acho que é uma maneira de traduzir uma obra maravilhosa que criamos na Naughty Dog, fazer outras pessoas se apaixonarem por uma história de videogame.”