A escritora L.J. Smith, criadora de uma das séries de vampiros mais populares do mundo, The Vampire Diaries, faleceu em 8 de março aos 66 anos.
Sua morte foi confirmada pelo site do The New York Times. Smith lutava contra uma doença autoimune e faleceu em Walnut Creek, Califórnia. Nascida em 4 de setembro de 1958, na Flórida, Lisa Jane Smith cresceu na Califórnia e estudou psicologia experimental na Universidade da Califórnia, Santa Bárbara. Inicialmente, trabalhou como professora de educação especial e de jardim de infância.

O primeiro livro de Smith, The Night of the Solstice, uma obra de fantasia, foi iniciado quando ela ainda era estudante no ensino médio. Mais tarde, isso lhe rendeu um acordo com a Alloy Entertainment para escrever The Vampire Diaries, série que começou com três livros publicados em 1991 e um quarto volume em 1992.
A adaptação televisiva de The Vampire Diaries estreou em 2009 e se manteve no ar até 2017. Nina Dobrev interpretou Elena Gilbert, personagem que atraiu a atenção dos vampiros Damon Salvatore (Ian Somerhalder) e Stefan Salvatore (Paul Wesley).

Smith recebeu apenas um pequeno adiantamento pelos primeiros livros da saga, mas, nos anos 2000, assinou outro contrato com a Alloy Entertainment para expandi-la com uma trilogia adicional. Em 2011, foi demitida, e o restante da série foi escrito por um ghostwriter.
Posteriormente, Smith passou a escrever fan fiction sobre The Vampire Diaries como forma de dar continuidade ao universo que criou. Segundo Divola, em entrevista ao The New York Times, a autora ficou “muito magoada e indignada” ao ser substituída por um ghostwriter na saga.