Connect with us

cinema

Três adaptações de livros que deram certo

Avatar

Published

on

É comum criarmos expectativas toda a vez que um filme baseado em algum livro é lançado, mesmo que em alguns casos acabamos por nos decepcionar pelo enredo, pela atuação ou pelo filme como um todo. Então, pensando nisso, preparei uma lista com três adaptações, que em minha opinião, captaram a essência do livro e deram certo.

1 – Drive. Drive conta a história de um dos melhores dublês de carros de Hollywood, um homem de poucas palavras que acaba se envolvendo com sua vizinha de apartamento chamada Irene, e o filho da mesma. O marido de Irene está preso, mas ao sair da cadeia e voltar para casa, acaba pedindo ajuda ao piloto para uma série de crimes a fim de obter dinheiro e pagar uma dívida. O protagonista aceita com a condição de apenas dirigir, sem se envolver em brigas e sem carregar armas, até algo sair errado e pôr em risco a vida dos personagens. Escrito por James Sallis, esse livro não é o tipo de história que estamos acostumados a ler, a trama alterna o tempo presente com flashbacks, sem sequer revelar o nome do piloto. A adaptação para o cinema lançada em 2011, teve como protagonista Ryan Gosling e foi muito elogiada.

6874025-drive-movie

2 – On the Road. Escrito por Jack Kerouac e lançado em 1957, On the Road é tido como a bíblia do movimento chamado “contracultura”, formado principalmente por jovens que questionavam valores da cultura conservadora em que estavam inseridos. O livro conta a história de um jovem escritor chamado Sal Paradise e seu emblemático amigo, o ladrão de carros Dean Moriarty. Sam acaba se fascinando com a personalidade despretensiosa de Dean e então, junto com a namorada do seu companheiro chamada Marilou, eles partem para uma viagem repleta de drogas e Jazz pelos Estados Unidos com a desculpa de procurar pelo pai de Dean. As aventuras vividas pelos personagens ao longo da trama são de natureza livre e totalmente desregrada, onde “sexo, drogas e rock&roll” faz todo o sentido. O filme baseado no livro foi lançado em 2011 e dirigido por Walter Salles, tendo Sam vivido por Sam Riley e Dean por Garrett Hedlund. As criticas do filme ficaram divididas, alguns elogiaram e outros não gostaram tanto assim. Mas uma coisa é certa, depois de ler o livro, o filme faz muito mais sentido.

00873bba947250f8f5515b3f7da103f1_large

3 – 007 contra Goldfinger – O famoso agente secreto britânico todo mundo já conhece, mas o que muita gente talvez não saiba é que “meu nome é Bond, James Bond”, também é uma série de livros. Goldfinger é o sétimo livro de James, que conta a história da investigação do agente sobre o contrabando de ouro do milionário Auric Goldfinger. No decorrer da história, James acaba surpreendido ao saber que o vilão Goldfinger também planeja roubar as reservas de ouro dos Estados Unidos. O filme, com Sean Connery dando um show de interpretação na pele do agente, é considerado por muitos fãs e críticos o melhor de todos os filmes da série, além de contar a bond-girl de nome sugestivo Pussy Gallore, uma das mais famosas de toda a franquia.

james-bond-goldfinger-1964-ted-moore-dp-still-640x325

E você, tem algum filme que baseado em livro que tenha gostado?

Gaúcha, geminiana, apaixonada por versos e tudo que envolva livros. Siga minha página no Facebook: Dó Sótão :)

Advertisement
Comments

cinema

Stardust, cinebiografia sobre David Bowie, tem 1º trailer revelado

Produção mostra astro nos anos 70, quando criou a persona Ziggy Stardust.

Avatar

Published

on

A IFC Films liberou nesta quarta (28) o trailer de Stardust, filme que irá mostrar como David Bowie criou a persona de Ziggy Stardust em uma viagem pelos EUA no início dos anos 70. Confira a prévia:

O longa dirigido por Gabriel Range (I Am Slave) tem Johnny Flynn (Genius) no papel do astro e ainda conta com Marc Maron (Glow) como o único executivo de gravadora que apostou no sucesso de Bowie; e Jena Malone (Jogos Vorazes), na pele de Angela Bowie, mulher do roqueiro na época.

Com algumas salas de cinemas ainda fechados por causa da pandemia, o lançamento de Stardust nos EUA será via on-demand em algumas locadoras virtuais. O longa não tem previsão de chegar ao Brasil.

Stardust será lançado nos EUA em 25 de novembro.

Continue Reading

cinema

EXCLUSIVO | Disney+ terá conteúdo da 20th Century Studios no Brasil

Confirmamos que terá sim conteúdo da Fox na Disney+ Brasil.

Avatar

Published

on

By

A Disney+, serviço de streaming que chega ao Brasil no dia 17 de novembro, tem sofrido com especulações a respeito do seu lançamento, e um deles foi a respeito se o conteúdo dos estúdios FOX, (adquirido pela Disney que o renomeou para 20th Century Studios) estariam disponíveis no Brasil.

Ao contrario do relatado anteriormente pela imprensa, o Cabana do Leitor recebeu a confirmação diretamente da Disney, que o conteúdo da 20th Century Studios vão estar disponíveis no Brasil, porém nem tudo.

Os Simpsons, como anteriormente dito, vão ter alguns episodios disponibilizados na plataforma, porém não todos, alguns filmes produzidos pela antiga Fox Filmes (20th Century Studios) vão estar também disponíveis. Nada foi dito sobre as séries da Fox, que não devem mesmo integrar a plataforma.

A Disney também divulgou que dias antes do lançamento da plataforma, os canais Fox Channel, FX, Disney Channel, Disney XD, Disney Junior e National Geographic exibirão uma seleção de episódios das séries originais do Disney+: The Mandalorian, Star Wars: A Guerra dos Clones, High School Musical: A Série: O Musical, Diário de uma Futura Presidente e A História do Imagineering; além da produção original do Disney Junior para o Disney+: Il Ristorantino de Arnoldo.

A História do Imagineering. No dia 11 de novembro, às 21h, o National Geographic exibirá o primeiro episódio da série documental que leva o espectador em uma viagem pelos bastidores do Walt Disney Imagineering, o pouco conhecido centro de design e desenvolvimento da The Walt Disney Company.

Diário de uma Futura Presidente. No dia 12 de novembro, às 21h, no Disney Channel, o público poderá assistir ao primeiro episódio da história de Elena Cañero-Reed, uma garota cubano-americana de 12 anos que, um dia, será presidente dos Estados Unidos.

Ristorantino de Arnoldo. No dia 13 de novembro, os canais Disney Junior (20h) e Disney Channel (21h), convidam a família a assistir ao primeiro episódio da produção original para o Disney+, totalmente produzida na América Latina e protagonizada por Diego Topa (Junior Express).

Star Wars: A Guerra dos Clones. No dia 14 de novembro, os canais Disney XD (21h) e FX (22h) exibirão os dois primeiros episódios da última edição dessa série de animação vencedora do Emmy que retorna para sua conclusão épica no Disney+.

High School Musical: A Série: O Musical. No dia 15 de novembro, às 21h, o Disney Channel exibirá o primeiro episódio desta inovadora série que conta a história de um grupo de alunos que espera ansiosamente pela primeira produção teatral de sua instituição.

The Mandalorian será exibida em 17 de novembro, às 22h30, no FOX Channel, apresentando à sua audiência THE MANDALORIAN e The Child, nos dois primeiros episódios da épica série live action da saga STAR WARS que venceu sete prêmios Emmy e tem Jon Favreau como showrunner e Pedro Pascal como o Mandalorian.

Também ainda não existe uma lista final de filmes da 20th Century Studios que vão estar disponíveis na plataforma.

Continue Reading

cinema

Crítica | Superman: O Homem do Amanhã

Sendo mais um acerto nas animações da DC, O Homem do Amanhã vem para mostrar que nunca é demais voltar a origem do herói.

Avatar

Published

on

Depois dos contínuos lançamentos do universo compartilhado das animações da DC, Superman: O Homem do Amanhã veio para, de certa forma, reiniciar o que estávamos habituados a ver. Aqui não terá mais a Liga da Justiça unida para lutar contra o mal, e sim teremos o Clark Kent se descobrindo como herói.

O enredo começa com pequenas cenas de um Clark criança, onde seus pais o escondiam para que ele não revelasse a ninguém sobre os seus poderes, até a atualidade onde o Clark já é um jovem adulto, que ganha a vida como um estagiário do Planeta Diário. Porém, as coisas começam a mudar quando o caçador de recompensas intergaláctico, Lobo, encontra o kryptoniano e decide levá-lo consigo, seja vivo ou morto.

Metrópoles está de cara nova. Com a repaginada no visual, que agora abraça um lado mais tecnológico, a cidade tem o semblante mais novo e futurístico. Menos a casa dos pais humanos de Clark e, claro, o Planeta Diário, que sempre será o lugar onde a impressora só funciona dando aqueles leves tapinhas. E sem isso, o famoso casal não poderia ter se conhecido de maneira melhor.

O cara do café e Lois Lane, a mulher com o furo de reportagem que prendeu o famoso Lex Luthor, estão atrás de reportagens que tenham relevância o suficiente para o jornal. Para a infelicidade de Clark, Lois está interessada em um outro alguém. No Superman, com seu traje ainda iniciante. As roupas do Homem de Aço vão desde óculos de natação e gorro preto ao famoso vermelho e azul com semblante de esperança que estamos acostumado. Porém, não se deixe enganar, o pulo entre os uniformes não foi tão rápido. Deu até para ter um salvamento da cidade com o Clark pelado.

O tema entranhado nas dúvidas internas do Clark e nas conversas com o Marciano é a xenofobia: O medo (ou receio) pelos alienígenas, no caso explicito, e pelo outro, o diferente, no implícito. A necessidade de aceitação dos humanos, já que os alienígenas, aos seus olhos, é o mal, aquele que quer trazer o terror e destruir a civilização. Crescendo com essa visão que os demais tem, Clark cresceu sendo recluso, atrapalhado e escondendo suas habilidades. Uma crítica interessante, porém, já é de praxe da DC de trazer temas mais pesados em suas animações, a fim de fazer o telespectador refletir, independente da sua idade.

A arte difere bastante da arte apresentada na última animação da DC (Liga da Justiça Sombria: Guerra de Apokolips), tendo traços mais marcados ao redor da estrutura dos personagens e traços mais finos em estruturas internas. Em conjunto, é possível notar que as sombras estão bem destacadas e o design das lutas mais fluído, pecando apenas no uso do 3D para objetos que, por vezes, não são necessários para tal, como nos carros. O recurso, usado para baratear os custos da animação, deixa leves impressões negativas neste caso.

Também é possível notar a diferença entre a dublagem original e a brasileira, já que entre personagens o contraste das vozes é discrepante. Infelizmente, na dublagem brasileira alguns personagens ganharão tons que não combinam com eles, podendo ser até incomodo ao telespectador.

Superman: O Homem do Amanhã, que conta com o roteiro de Tim Sheridan e direção de Chris Palmer, foi uma excelente ideia da DC para tirar as animações da mesmice que acabam sendo apresentadas em universos compartilhados. Sendo uma boa pedida para fãs e não conhecedores do mundo.

A animação se encontra disponível nas plataformas Looke,

Continue Reading

Parceiros Editorias