Connect with us

cinema

Três adaptações de livros que deram certo

Licieli Olivo

Published

on

LOJA DC 4

É comum criarmos expectativas toda a vez que um filme baseado em algum livro é lançado, mesmo que em alguns casos acabamos por nos decepcionar pelo enredo, pela atuação ou pelo filme como um todo. Então, pensando nisso, preparei uma lista com três adaptações, que em minha opinião, captaram a essência do livro e deram certo.

1 – Drive. Drive conta a história de um dos melhores dublês de carros de Hollywood, um homem de poucas palavras que acaba se envolvendo com sua vizinha de apartamento chamada Irene, e o filho da mesma. O marido de Irene está preso, mas ao sair da cadeia e voltar para casa, acaba pedindo ajuda ao piloto para uma série de crimes a fim de obter dinheiro e pagar uma dívida. O protagonista aceita com a condição de apenas dirigir, sem se envolver em brigas e sem carregar armas, até algo sair errado e pôr em risco a vida dos personagens. Escrito por James Sallis, esse livro não é o tipo de história que estamos acostumados a ler, a trama alterna o tempo presente com flashbacks, sem sequer revelar o nome do piloto. A adaptação para o cinema lançada em 2011, teve como protagonista Ryan Gosling e foi muito elogiada.

6874025-drive-movie

2 – On the Road. Escrito por Jack Kerouac e lançado em 1957, On the Road é tido como a bíblia do movimento chamado “contracultura”, formado principalmente por jovens que questionavam valores da cultura conservadora em que estavam inseridos. O livro conta a história de um jovem escritor chamado Sal Paradise e seu emblemático amigo, o ladrão de carros Dean Moriarty. Sam acaba se fascinando com a personalidade despretensiosa de Dean e então, junto com a namorada do seu companheiro chamada Marilou, eles partem para uma viagem repleta de drogas e Jazz pelos Estados Unidos com a desculpa de procurar pelo pai de Dean. As aventuras vividas pelos personagens ao longo da trama são de natureza livre e totalmente desregrada, onde “sexo, drogas e rock&roll” faz todo o sentido. O filme baseado no livro foi lançado em 2011 e dirigido por Walter Salles, tendo Sam vivido por Sam Riley e Dean por Garrett Hedlund. As criticas do filme ficaram divididas, alguns elogiaram e outros não gostaram tanto assim. Mas uma coisa é certa, depois de ler o livro, o filme faz muito mais sentido.

00873bba947250f8f5515b3f7da103f1_large

3 – 007 contra Goldfinger – O famoso agente secreto britânico todo mundo já conhece, mas o que muita gente talvez não saiba é que “meu nome é Bond, James Bond”, também é uma série de livros. Goldfinger é o sétimo livro de James, que conta a história da investigação do agente sobre o contrabando de ouro do milionário Auric Goldfinger. No decorrer da história, James acaba surpreendido ao saber que o vilão Goldfinger também planeja roubar as reservas de ouro dos Estados Unidos. O filme, com Sean Connery dando um show de interpretação na pele do agente, é considerado por muitos fãs e críticos o melhor de todos os filmes da série, além de contar a bond-girl de nome sugestivo Pussy Gallore, uma das mais famosas de toda a franquia.

james-bond-goldfinger-1964-ted-moore-dp-still-640x325

E você, tem algum filme que baseado em livro que tenha gostado?

Comments