Connect with us

HQs

Tudo, ou quase isso, que você precisa saber sobre Capitão América – PARTE 1

Diego Gustavo

Published

on

LOJA DC 4

Em 1940 nascia um dos maiores ícones da cultura americana, criado por Joe Simon e Jack Kirby, um personagem de tamanha importância que quebrava o paradigma de que quadrinhos eram coisas para crianças.

Os Estados Unidos estavam em guerra, na qual era chamada de A Grande Guerra, e precisavam de um símbolo que engajasse não só adultos, mas as crianças também e muito mais do que apenas uma revistinha colorida, Capitão América era uma mensagem em alto e bom tom: QUALQUER UM PODE FAZER A DIFERENÇA EM PERÍODOS DE DIFICULDADE.
O Bandeiroso era o símbolo da liberdade contra todos os tipos de inimigos em solo americano ou terras longínquas.

Hitler2

“Steve” Rogers é o homem por trás da bandeira. Nascido em 4 de julho de 1920, sim, o dia da independência americana, ele era o filho de dois pobres imigrantes irlandeses.

Seus pais acabaram por falecer devido a  miséria levantada pela grande depressão americana e Rogers viveu sozinho, tendo dons artísticos e utilizando disso para se sustentar, até tentar entrar no exército. Depois de ser reprovado várias vezes, ele foi selecionado para o Projeto Renascimento, responsável pela criação de super-soldados.
Depois de um fantástico período heróico na Era de Ouro, o Capitão América se congelou, literalmente, no esquecimento pois não era mais o tipo de herói necessário para sua época, mas em Avengers #4, o nosso tão querido Stan Lee recuperou o personagem, introduzindo-o no mundo moderno e trazendo novos dilemas, como por exemplo “O Homem fora de seu tempo”.

Agora que já tivemos uma introdução, vamos à alguns tópicos que irão deixar você, amado leitor, por dentro de tudo, ou quase isso, do nosso Sentinela da Liberdade.

Poderes e Habilidades:
Quem não é tão familiarizado com nossas queridas HQs deve achar que o nosso Capitão nada mais é que um humano normal, certo? Alguém com uma ótima forma física, que toma Whey para ficar grandão, come batata doce e treina muito depois do trabalho, mas não, relaxem aí pois temos aqui um raro exemplar de um sobre-humano bem humano:

– Steve possui um pequeno fator de cura que permite que ele se cure muito rapidamente, dependendo da situação, em até alguns segundos.
– Possui sentidos ampliados, acima dos de um humano normal. Não ele não é o Demolidor, calma.
– Força além dos níveis humanos, podendo levantar mais de 500KGs normalmente, tendo uma situação em que já segurou destroços de um prédio em demolição apenas com seu escudo.
– Velocidade acima dos níveis humanos, podendo correr de 70 a 120Km/hr. No arco de Frank Miller, A Queda de Murdock, temos um exemplo claro, onde Demolidor começa a ouvir alguém correndo em uma velocidade muito além da de um humano e comenta que apenas o Capitão América seria capaz de correr nessa velocidade.
– Agilidade e reflexos acima dos níveis humanos. Uma curiosidade interessante é que o Bandeiroso já admitiu poder desviar de balas pois as enxerga passando.
– Resistência e durabilidade acima dos níveis humanos.
– Memória fotográfica.
– Um dos maiores estrategistas do Universo Marvel.
– Perito em artes marciais, sendo considerado um dos maiores lutadores do Universo Marvel.

captain-america-vs-batman-11336

Armas e equipamentos:

Steve possui apenas seu conhecido escudo, que utiliza tanto defensivamente como ofensivamente. Ele é feito de uma liga de Vibranium (que é capaz de absorver todo tipo de impacto) e outro material desconhecido, tornando assim um escudo virtualmente indestrutível.
Seu uniforme é feito de kevlar, que é um material resistente ao fogo e a perfurações, sob seu uniforme ainda existe uma cota de malha de titânio leve, para proteção adicional.

civilwar-7

Principais equipes

  Invasores: Criada pelo editor Martin Goodman e o roteirista Bill Finger, que apareceu em duas ocasiões na Era de Ouro dos quadrinhos: em All Winners Comics #19 (fim de 1946) e #21 (Inverno de 1947). Foi a primeira grande equipe de Steve, que contava com Bucky, o andróide Tocha Humana Original, Centelha e Namor.
IFF4

  • Vingadores: Criada por Stan Lee e Jack Kirby, teve sua primeira aparição em  The Avengers #1 em 1963. Os heróis mais conhecidos são a formação original que contava com Thor, Homem de Ferro, Vespa, Homem-Formiga e Hulk. Um fato curioso é que o Capitão América foi o primeiro recruta dos Vingadores e posteriormente liderou diversas outras equipes da mesma, sendo que na edição #16 ele convoca a sua primeira formação dos Vingadores… AVENGERS ASSEMBLE?!

avengers-16

  •  Vingadores Secretos: Criada por Joe Quesada e Tom Brevoort, teve sua primeira aparição em Secret Avengers #1 (2010). Com a equipe Vingadores publicamente ativa e reestruturada e com seu próprio Capitão América (Bucky), atuando na Torre dos Vingadores, Steve Rogers monta sua própria equipe, para missões mais especificas e sigilosas, chamando assim de Vingadores Secretos.

1251154-secreta03

Principais vilões:

Que o Capitão América é um dos maiores símbolos dos quadrinhos e que levanta uma bandeira tanto política quando social, isso ninguém duvida, mas vocês já pararam pra pensar o que representa cada um dos seus grandes vilões?

O Capitão América sempre enfrentou vilões que ameaçavam a liberdade e tinham como plano de fundo a Segunda Guerra Mundial e os nazistas, a Guerra Fria com os comunistas e alguns capitalistas radicais e claro, a Guerra Urbana.
Entre seus maiores inimigos, podemos citar a Madame Hidra e seu fascismo, a Sociedade da Serpente que ameaça a liberdade, Soldado Invernal representando a ameaça Soviética, o Barão Von Strucker, Barão Zemo (pai e filho), Ossos Cruzados, Dr. Fausto, Armin Zola e, é claro, o Caveira Vermelha fechando a lista de nazistas, e como não citar o próprio governo americano? Onde diversas vezes o Bandeiroso foi contra as ordens fascistas do governo, como no mais conhecido exemplo que acontece na HQ Guerra Civil, de 2006

7cdc0ac222b1bdeb3987b3a6e7c6fc6b
Por hoje é só, amiguinhos…

Revisado por: Bruna Vieira.

Diego Gustavo
Prazer, Diego. Sou, apreciador de uma boa cerveja, eletricista em horário comercial e salvo o mundo como Calvo Vigilante depois das 20hrs. Vamos desbravar a nona arte juntos?
Comments