A Twitch, plataforma de streaming focada em gamers, está adotando uma nova medida de segurança: o reconhecimento facial.
Antes de se empolgar muito com a medida, ela atualmente só é válida para o Reino Unido, mas nada impede que seja expandida para outros lugares onde a empresa atua. O mecanismo ajudará a plataforma a identificar a idade dos usuários.
A plataforma da Amazon não permite que menores de 13 anos criem uma conta, e isso continuará assim. No entanto, agora os usuários precisarão completar uma etapa adicional para acessar o conteúdo ao fazer login.

O Reino Unido implementou recentemente regras mais rigorosas de verificação de idade para acesso a conteúdo adulto online. Agora, os usuários precisam passar por uma análise facial para comprovar que têm mais de 18 anos, o que gerou críticas devido à execução problemática e potenciais riscos à privacidade.
“Para garantir sua privacidade, o Twitch e o k-ID (um parceiro terceirizado que ajuda na verificação de idade) não armazenam as selfies de vídeo usadas na digitalização facial. Essas selfies são analisadas completamente no seu dispositivo e nunca saem dele”, afirma o Twitch, destacando que as informações fornecidas serão utilizadas apenas para a verificação de idade.
Os usuários descobriram formas de burlar a tecnologia de verificação de idade. Em um gesto de protesto, alguns utilizaram o rosto de Norman Reedus, do jogo Death Stranding, para enganar o reconhecimento facial.


