Parece que o Hidden Blade virou contra a Ubisoft! Um dos acionistas da empresa, a AJ Investments, está planejando um protesto contra o que chama de “terrível má gestão” da companhia. O estopim? Atrasos em Assassin’s Creed Shadows, quedas nas ações e até rumores de que a Ubisoft estaria negociando suas IPs com gigantes como Microsoft e EA – tudo isso sem transparência para os investidores.
Juraj Krupa, CEO da AJ Investments, foi direto ao ponto em uma declaração compartilhada pelo IGN: ele está cansado das decisões erráticas da Ubisoft, que, segundo ele, vêm prejudicando os acionistas. Um dos principais argumentos de Krupa é que a empresa adiou Assassin’s Creed Shadows não uma, mas duas vezes, jogando seu lançamento para 20 de março de 2025.

Se para os jogadores isso pode significar um título mais polido e livre de bugs, para os investidores foi um golpe duro. Segundo Krupa, cada adiamento contribuiu para quedas severas no valor das ações, impactando principalmente investidores menores, que têm menos margem para lidar com essas oscilações.
Além dos atrasos, outra grande preocupação levantada por Krupa são as supostas negociações de venda. No ano passado, a Bloomberg já havia informado que a Ubisoft considerava vender grande parte da empresa para a Tencent. Agora, novas informações da plataforma MergerMarket sugerem que a Ubisoft pode ter discutido a venda de suas IPs para Microsoft e EA – e tudo isso sem informar os acionistas.
E é aí que o negócio fica mais sério. Krupa não só está organizando um protesto para maio, dando tempo para que a Ubisoft prove que está no caminho certo, como também ameaça levar a empresa à justiça. “Se a conclusão deles efetivamente aumentar o valor para os acionistas, cancelaremos a demonstração”, afirmou. Caso contrário, a AJ Investments está pronta para processar a empresa por enganar investidores.