Aí vem uma grande novidade para a indústria dos games. Aparentemente a Ubisoft deve mudar seu posicionamento de mercado e começar a ter um foco maior em jogos Free-to-play, isto é, gratuitos, do que em triple A.
Esses planos foram revelados pela empresa, que ainda irá continuar produzindo jogos AAA, porém diminuindo o número lançado por ano, com seu foco não sendo em produzir 3-4 jogos grandes, e sim aumentar sua atenção no crescente mercado de jogos gratuitos.
O diretor de finanças da Ubisoft, Frederick Duguet comentou sobre o assunto dizendo:
“Seguindo a evolução das nossas linhas de alta qualidade que estão se tornando bastante diversas, nós estamos mudando de anunciar 3-4 AAA premiums por ano, que não é mais um indicador bom do valor das nossas dinâmicas de criação. Por exemplo, nossas expectativas para Just Dance e Rider Republic são consistentes com o desempenho de alguns AAA da indústria. Adicionalmente, nós estamos desenvolvendo jogos gratuitos para seguir as ambições de longo prazo de um triple A. Isso é puramente a evolução da comunicação financeira e não muda o fato de que nós vamos continuar esperando uma alta cadência de novos títulos, incluindo um poderoso premium e novidades free-to-play.“
Ainda existe algum debate na internet sobre qual realmente deve ser a ideia da Ubisoft daqui para frente. Benji-Sales , analista da indústria dos games, comentou em um tweet;
“A Ubisoft está diminuindo o seu lançamento de triple A de preço elevado.
O seu objetivo é cobrir a diferença dos lançamentos de AAA com jogos gratuitos. Então depende de como você olha para o assunto. A Ubi ainda vai fazer jogos AAA, apenas menos deles, mas potencialmente teremos uma maior variedade no lançamento.“
Daniel Ahmad, também conhecido analista de games, principalmente do mercado da China e Asia, discordou dessa interpretação, dizendo que eles não estarão mudando a quantidade de jogos produzidos, e sim a forma de anúncio dos mesmos:
“Isso está incorreto, e é uma interpretação errado da declaração. O declaração era sobre como eles vão comunicar as orientações daqui para frente.
É claro que nós poderemos ver menos jogos premium AAA em poucos anos se a estratégia de jogos gratuitos for um sucesso“
A conversa pode ser conferida abaixo:
É interessante ver que a empresa mantém interesse em jogos gratuitos, considerando que seu battle royale Hyper Scape, que você pode conferir a review aqui, não conseguiu emplacar como uma grande sucesso, tendo uma base de jogadores relativamente pequena atualmente.
Agora teremos que esperar para ver como realmente será aplicada essa política, porém sempre é interessante o aumento de número de jogos gratuitos, principalmente àqueles que podemos jogar junto de amigos.