Os jogadores de Pokémon UNITE de todo o mundo poderão competir por convites para o Campeonato Mundial de 2022 em Londres, Inglaterra.
A série de campeonatos de Pokémon UNITE consiste em eventos qualificatórios mensais, que começaram em fevereiro em cada zona regional, e contará com mais de US$ 1 milhão em prêmios, incluindo US$ 500.000 no Campeonato Mundial.
A primeira temporada da série de campeonatos de Pokémon UNITE contará com 10 zonas regionais: América do Norte, México, América Central, América do Sul (oeste), América do Sul (leste), Europa, Oceania, Japão, Coreia do Sul e Ásia-Pacífico (APAC). Os eventos de Pokémon UNITE serão abertos apenas para jogadores maiores de 16 anos (a idade mínima em alguns países/regiões pode ser 18 anos).
Uma série de qualificatórias para cada região será realizada a cada mês, e os jogadores ganharão Pontos de Campeão (CP) com base em sua classificação final no torneio daquele mês. O CP será concedido aos jogadores individualmente, permitindo mudanças de equipe durante a temporada. A equipe com mais CP se classificará para o Campeonato Regional, e apenas a melhor equipe se classificará para o Campeonato Mundial de Pokémon.
Há uma qualificatória aberta para cada torneio mensal, onde as equipes competem em dupla eliminação. As 16 melhores equipes avançarão para as finais mensais, que ocorrerão duas a três semanas após as eliminatórias abertas. As finais mensais serão transmitidas na maioria das regiões. Em abril, os jogadores também podem participar da Aeos Cup, um torneio especial com mais prêmios em dinheiro e CP do que as recompensas de torneios mensais usuais. As 4 melhores equipes de cada região e as 12 melhores equipes que avançarem para as qualificatórias de última chance da Aeos Cup nas finais mensais de março jogarão em turno único antes de avançar para os playoffs finais de eliminação dupla.
O registro de cada evento da série de campeonatos de Pokémon UNITE estará disponível no Battlefy, aberto para todos. Os jogadores estão restritos a jogarem na zona regional em que possuem residência permanente e as equipes devem ser formadas por jogadores da mesma zona regional.
Os jogadores ganharão Championship Points pelas suas classificações nos eventos de cada mês. Além disso, a Copa de Aeos, os campeonatos regionais e o Campeonato Mundial contarão com prêmios em dinheiro.
Recentemente, tivemos as etapas da Copa Aeos, com a equipe brasileira XIS OG Life sendo a campeã da América do Sul, como pode ser conferido seu segundo dia abaixo: