Diversos usuários do Globoplay, plataforma de streaming da maior emissora da América Latina, foram pegos de surpresa na noite deste sábado (18) quando receberam – via email ou pelo celular – mensagens que os informava sobre o sistema do serviço ter sido hackeado.
Ao clicar no link da notificação pelo celular o usuário acaba sendo direcionado para um site desconhecido. Veja prints da invasão abaixo:
As mensagens foram assinadas pelo grupo OurMine, que se consideram “hackers do bem” e já fizeram o mesmo tipo de invasão em perfis do Esporte Interativo (canal esportivo da Turner), provocam a empresa e citam um endereço de email para contato, com o intuito de “melhorar a segurança” da plataforma. Ambas notificações para os assinantes do Globoplay foram disparadas com a #GloboHack.
Porém, na madrugada de domingo (17), a assessoria do serviço se manifestou através das redes sociais afirmando que somente o sistema de notificações pelo celular (denominado de ‘push notifications’ e gerenciado por uma empresa terceirizada), sofreu a invasão.
Apesar disso, milhares de pessoas já relataram estarem cancelando a assinatura ou excluindo o aplicativo, temendo por seus dados. Assim, tanto a Globo quanto o Globoplay emitiram um comunicado sobre o ocorrido na manhã deste domingo.
Leia a nota na íntegra:
Conforme esclarecemos rapidamente aos usuários, o sistema de envio de push notifications do Globoplay, gerenciado por uma empresa parceira, foi alvo de uma ação de cibervandalismo na noite deste sábado, 16/5. Os invasores enviaram duas mensagens que direcionavam o usuário para o site da organização.
O Globoplay lamentou o incidente, pediu desculpas a todos os seus usuários e esclareceu:
- Nenhum sistema da Globo ou do Globoplay foi invadido. A falha de segurança se limitou ao sistema da empresa parceira responsável pelo envio de push notifications;
- Nenhuma informação dos usuários, assinantes ou não, foi comprometida. O sistema de push notifications não se conecta com os bancos de dados dos nossos usuários e nem a qualquer outro sistema. Os invasores se limitaram a enviar as mensagens para toda a base, no que se chama tecnicamente de broadcast push, sem que os destinatários tenham sido individualizados.
- Não existe qualquer risco em usar o Globoplay, em qualquer plataforma. Não é necessário desinstalar o aplicativo nem trocar senha.
- Os usuários devem deletar as notificações cujo texto começa com “Hacked by…”. Essas notificações direcionam o usuário para o site do grupo invasor.
- A Globo e o Globoplay levam a segurança de seus clientes e usuários muito a sério. Reconhecemos o inconveniente causado, mas reforçamos: nenhum dado de nossos usuários foi comprometido. O incidente se limitou a um sistema periférico e a uma única conta, já identificada e eliminada.
- Vamos trabalhar internamente e junto a nossos parceiros para reforçar medidas de segurança que minimizem os riscos de novos incidentes.