Na última quarta-feira (17) a Sakuras Esports anunciou seu primeiro campeonato de Valorant em parceria com a Player1 e a Riot Games, para o VCT Game Changers, programa da Riot voltado para o cenário feminino.
Junto com a notícia da Sakuras Ascent, alguns problemas burocráticos levaram a comunidade a questionar o evento, já que no regulamento não permitia a participação de jogadoras fora do Brasil. A CEO da organização, Juliana “Moondded” Alonso postou uma nota em fio lamentando o ocorrido e salientando que fariam de tudo para que o Campeonato fosse totalmente inclusivo para todas as mulheres do cenário.
https://twitter.com/Moondded/status/1372315908216078341E hoje (18) em menos de 24h do ocorrido, a organização postou uma nova nota em seu canal oficial, esclarecendo o problema e resolvendo a questão, para que todas pudessem jogar independente de onde residiam. Confira:
Participação de Jogadoras Estrangeiras – Sakuras Ascent
Read: https://t.co/VXAVIgojA5
— Sakuras Esports (@SakurasEsports) March 18, 2021
Para realizar a inscrição, as jogadoras estrangeiras devem seguir este passo a passo diretamente na plataforma da @player1brasil : https://t.co/r73zdzqMOE
— Sakuras Esports (@SakurasEsports) March 18, 2021
“Ontem, dia 17 de Março de 2021, foi liberado o regulamento do campeonato Sakuras Ascent, a ser realizado em Abril deste ano. Nesse regulamento, estava disposto na Seção 1 – “Elegibilidade das Jogadoras” ao longo dos parágrafos 1.4 e 1.5 que jogadoras não brasileiras e/ou não residentes no Brasil não poderiam participar do campeonato.
Esses parágrafos haviam sido adicionados ao regulamento por questões de Proteção de Dados das jogadoras de fora do país. Após grande manifestação da comunidade, a Sakuras Esports e a Player 1 buscaram, conjuntamente, formas de lidar corretamente com a inscrição destas jogadoras. Assim, foi possível permitir que elas participassem do torneio junto a seus times, promovendo a inclusão das mesmas e evitando possíveis desfalques ou impossibilidade de participação de tais times no campeonato.
É importante citar que a Sakuras Esports está constantemente lutando pela inclusão e valorização das mulheres no cenário de Games e Esports, trabalhando igualmente por todas elas independentemente das características físicas, sociais ou psicológicas que nos diferenciam enquanto indivíduos. Para tal, todos os canais de comunicação da Sakuras Esports são abertos, incluindo Email, Mensagens Diretas no Twitter e Instagram, além do perfil das fundadoras da organização no Twitter e Canais no Discord especialmente criados para solicitar ajuda, fazer perguntas e emitir Feedbacks, sugestões ou críticas ao nosso trabalho.
Agradecemos a paciência, compreensão e movimentação da comunidade diante desse assunto, buscando, assim como nós, caminhos para promover a inclusão das mulheres nesse cenário.”