A Liga Profissional de League of Legends do Vietnã (VCS) adiou todas as partidas restantes da Série de Primavera de 2024 a partir de 18 de março, devido a preocupações dos organizadores com a integridade competitiva.
Isso inclui tanto a fase de grupos quanto as esperadas Finais de Primavera, que deveriam ter eleito o representante regional para o Mid-Season Invitational.
A decisão foi tomada pelos organizadores da liga devido a uma investigação em curso sobre equipes participantes da liga vietnamita, indicando uma violação da integridade competitiva. Reconhecendo o impacto dessa decisão sobre jogadores, equipes e fãs, os organizadores enfatizaram seu compromisso com a transparência na VCS e afirmaram que “absolutamente não tolerarão nenhuma ação que afete a integridade competitiva” da liga.
A última partida da VCS de Spring Split até agora foi entre a equipe CERBERUS e a GAM Esports. Todas as partidas restantes da fase de grupos serão canceladas e os resultados de quinta-feira, 14 de março, “não serão contados” na classificação do torneio.
A classificação da fase de grupos será calculada com base nos resultados até o final da Semana 7, que terminou em 10 de março. Essas classificações determinarão as equipes participantes dos playoffs e possivelmente as equipes que jogarão durante as Finais de Primavera.
Esta não é a primeira vez que a VCS enfrenta problemas relacionados à integridade competitiva. Em agosto de 2023, a SBTC Esports enfrentou uma proibição de participar da liga devido a violações significativas das regulamentações. A decisão da liga de desqualificar a SBTC de todos os torneios da VCS e proibi-los de vender sua vaga na liga decorreu de “uma séria violação das regulamentações”, conforme os organizadores afirmaram em sua página no Facebook.