Connect with us
LOJA DC 4

Harry Potter aborda o racismo muito de forma diferente – que é por isso que é tão chocante ver a pouca participação de pessoas negras na série.

Os livros e filmes de Harry Potter são quase universalmente admirados e respeitados – mesmo amado. Ambos os livros e filmes introduziram uma geração de crianças para as forças de amor e amizade, para o gênero de fantasia, e mais especificamente, para o pobre menino de óculos que Sobreviveu que lutou contra o racismo e a injustiça.

Um novo vídeo criado por Dylan Marron mostra cada palavra falada por uma pessoa  negra nos filmes de Harry Potter.

Como Marron explica em um post no Facebook, os filmes de Harry Potter tem um total de 1.207 minutos, a apenas 5 minutos e 40 segundos são de pessoas negras tendo um dialogo (e às vezes eles estão fora da tela). Isso significa que esses 12 personagens apenas tem um pedaço de 0,47% de toda a série. Claro que, o resto dos filmes não são inteiramente composta de diálogo (existem muitas sequências de ação longas, por exemplo). Mas é seguro dizer que o tempo ocupado por personagens brancos falando é muito, muito maior.

Não importa o quanto os fãs podem amá-lo, os filmes de Harry Potter não têm um grande historia para mostrar sobre a representação diversificada. Lembra quando cineastas reformularam Lavender Brown (de Kathleen Cauley uma atriz negra, a um papel sem fala para Jennifer Smith, para Jessie Cave)? E o elenco todo branco de Animais Fantásticos indica que esses mesmos cineastas não estão fazendo nada de diferente desta vez.

lavender-brown-recast-harry-potter

Sim, podemos argumentam que J.K. Rowling incluiu um tanto de diversidade nos livros de Harry Potter. Mas olhando especificamente para os filmes, que desculpas os cineastas têm por não terem colocado estas a diversidade de maneira mais ampla? A raça não foi um grande fator na caracterização de Cho Chang, Dean Thomas, Parvati Patil e Padma, ou qualquer um dos outros personagens incluídos neste vídeo. Ele também não foi um fator na vida de literalmente qualquer outro personagem de Harry Potter mundo,

Então, por que não incluir mais pessoas de cor nos filmes, e melhorar os livros. Que diferença teria feito para a caracterização de, digamos, Professor Flitwick, Sirius Black, Hermione Granger, se eles foram retratados por pessoas de cor?

Dada a pouca representatividade dos filmes (e livros) de pessoas de outras raças ou etnias, não é de admirar que artistas e fãs estão ilustrando versões de seus personagens favoritos que refletem melhor a si mesmos. Confira este desenho bonito feito no Tumblr pelo usuário loquaciousliterature.

tumblr_nt5i1gZifV1r9k1h1o1_500

Em um mundo onde podemos esperar vassouras voadoras, dragões e um chapéu mágico que fala, é absolutamente imperdoável que não podemos esperar ver uma representação diversificada para, você sabe? As pessoas. Criaturas mágicas inexistentes são dadas mais representação nos livros e filmes de Harry Potter do que pessoas reais negras. Na verdade, se você somar todo o tempo de tela dado a criaturas como Dobby, Monstros e variedade de feras perigosas de Hagrid, não ficaria surpreso que de tiveram mais participação do que as pessoas negras.

Afinal, JK Rowling nos diz: “Vocês todos foram para Hogwarts,” mas quando nenhum dos alunos não parece em nada com você, essa possibilidade pode parecer um pouco menos mágica.

LOJA DC 4
Comments