vingadores-doutor-destino-cabana-do-leitor-1600×900

Vingadores: Doutor Destino tem pôster oficial acusado de ser criado por IA

Vingadores: Doutor Destino tem seu pôster oficial acusado de uso de inteligência artificial, com fãs apontando falhas na imagem.

Ed Rezende
Por
Ed Rezende
Produtor, escritor nas horas vagas, administrador, editor e fundador do site CDL.

Recentemente foi divulgado o primeiro trailer completo de Vingadores: Doutor Destino, junto com seu pôster oficial, que está sendo acusado de ter sido criado por inteligência artificial.

- Anúncios -

No primeiro pôster oficial do filme, vemos o Doutor Destino inclinado diante de uma imensa tapeçaria, que mostra várias figuras aladas flutuando ao redor de uma mulher e uma criança. Presumivelmente, trata-se da esposa e do filho falecidos do vilão, embora essa leitura ainda seja apenas uma teoria dos fãs.

SIGA O CABANA DO LEITOR
Cabana do Leitor Google Discover

Google Discover é do Google. Os cabaneiros podem nos seguir por lá.

Seguir
Vingadores: Doutor Destino

Pois bem, a arte está sendo acusada de ter sido gerada por IA, totalmente ou em parte. No subreddit Is This AI, a imagem foi alvo de uma análise intensa, com as asas dos anjos e outros detalhes da peça central sugerindo que algo poderia estar errado.

- Anúncios -

Muitos acreditam que os anjos são a maior evidência de que a IA pode ter sido utilizada, já que cada um apresenta um formato diferente de asas. Por exemplo, o anjo no canto superior esquerdo parece relativamente normal, enquanto o do centro à direita tem asas com um formato que lembra um garfo.

Outros detalhes citados são a borda da tapeçaria, que não apresenta um padrão ou densidade definidos ao redor, e as luminárias posicionadas ao lado dela, que quase se confundem com o fundo da imagem.

- Anúncios -
Vingadores: Doutor Destino

Claro, vale ressaltar que nada disso foi confirmado, e ainda está em aberto se a Disney usou, ao menos parcialmente, IA na criação do pôster. Não seria a primeira vez, porém, que a empresa se envolve em polêmicas com IA generativa em materiais oficiais de marketing, o que ajuda a explicar a desconfiança imediata dos fãs.

A suspeita ganha um tempero extra pelo contexto: a Disney demitiu recentemente parte da equipe de desenvolvimento visual da Marvel, o que tornou a comunidade ainda mais atenta a qualquer sinal de arte gerada por máquina em Vingadores: Doutor Destino.

- Anúncios -

O pôster de Vingadores: Doutor Destino foi compartilhado por Robert Downey Jr. com a legenda “Doom não bate à porta”.

Compartilhe este artigo