Violet Evergarden (Yui Ishikawa) é uma garota que foi criada para o combate como um instrumento de guerra. Desde pequena é uma arma humana pronta para ser usada, e foi o que aconteceu.
Violet Evergarden é um anime que conta a história desta jovem que sobreviveu à Primeira Guerra Mundial na Europa e busca por um sentido na vida. Entregue ao Major Gilbert Bougainvillea (Daisuke Namikawa), Violet passa a ser treinada e usada como uma arma. Sendo uma pessoa de compaixão, Gilbert a trata com igualdade, uma garota digna de ser tratada como uma pessoa normal, ao mesmo tempo que dá procedimento com seu treinamento.
No período pós-guerra, sem nenhum parente próximo ou qualquer pessoa conhecida fora do campo de batalha, Violet Evergarden se vê obrigada a levar uma vida pacífica. Sendo assim, torna-se uma Autônoma de Automemória e alheia a sentimentos, quer entender o que é amor e, indo mais além, busca pelo real significado do “eu te amo” dito pelo Major Bougainvillea.
É um anime estilo light novel que traz em cada episódio as emoções cotidianas de pessoas que perderam aqueles que mais amavam, mostrando seus passados e sentimentos mais íntimos jamais revelados. À Violet resta a função de decifrá-los e transcrevê-los para o papel, uma missão quase impossível para alguém que não possui sentimentos.
A cada episódio uma nova história e um novo trabalho, novas emoções e descobertas. Agora Violet tem amigos e amigas que a ajudam em sua jornada de aprender a lidar com a vida. Faz-se um mix de sentimentos e emoções, trazendo à tona perguntas que fazemos no dia a dia, buscando a compreensão de nós mesmos e nos encaixarmos onde vivemos, assim como Violet. Qual o real sentido da vida?
Violet Evergarden possui um ótimo jogo de cores e faz o espectador sentir junto com os personagens suas emoções, de tão bem trabalhadas que são apresentadas. Cenas de ação sangrentas também fazem parte da história, além de ódio, rancor e até infelicidade. Com uma sacada genial cada parte do anime se encaixa e se sustenta, dando origem a uma obra-prima bem diferente do usual.
A Kyoto Animation é a produtora da adaptação e a direção é de Taichi Ishidat, o design de personagens ficou com Akiko Takase.